PL defende festas juninas de São João do Piauí como patrimônio imaterial do Piauí

por Katya D'Angelles publicado 13/09/2023 17h30, última modificação 13/09/2023 17h30
Projeto apresentado pelo deputado Dr. Gil Carlos começa a tramitar na Casa
PL defende festas juninas de São João do Piauí como patrimônio imaterial do Piauí

Crédito : Thiago Amaral

 

Foi lido, na sessão plenária desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei de autoria do deputado Dr. Gil Carlos (PT) que reconhece as festividades juninas do município de São João do Piauí como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Piauí. A matéria também inclui a cidade no Roteiro da Fé do estado, alterando a Lei nº 7973 de 2023 que institui o Roteiro da Fé e Tradições Religiosas no Estado do Piauí.

 

“As festividades juninas em honra a São João Batista representam uma tradição cultural profundamente enraizada na identidade do povo piauiense e nordestino como um todo. Anualmente, entre os dias 15 e 24 de junho, São João do Piauí se transforma em um epicentro de celebração, reunindo a comunidade local e visitantes de diversas regiões, fortalecendo os laços sociais e culturais e promovendo o turismo regional. Então apresentamos este Projeto de Lei que tem como objetivo reconhecer e preservar a riqueza cultural e histórica das Festividades Juninas de São João do Piauí, além de estabelecer diretrizes para a sua promoção e sustentabilidade a longo prazo”, explica o deputado Gil Carlos.

 

As Festividades Juninas de São João do Piauí são uma manifestação cultural autêntica que envolve música, dança, culinária e trajes típicos. O evento atrai turistas de todo o Brasil, gerando receita para a cidade e sua população.

 

“Esses elementos são fundamentais para a preservação da cultura e identidade da região, contribuindo para a formação da identidade piauiense e nordestina. Com o apoio institucional, podemos promover ainda mais o turismo regional, destacando São João do Piauí como um destino cultural de excelência, além de criar oportunidades de emprego e renda para os habitantes locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, completou o parlamentar.

 

Educação

O deputado Gil Carlos também apresentou dois requerimentos solicitando a realização de audiências públicas para discutir a questão da "Educação na Idade Certa" no Estado do Piauí e discutir o projeto de premiação de estudantes, profissionais e escolas com melhor desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), apresentado pelo Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e pelo Secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira.

 

“É fundamental que estas propostas sejam discutidas de maneira ampla e democrática, a fim de garantir a sua efetividade e o envolvimento de todos os atores interessados”, explicou o deputado. 

 

Ascom Parlamentar - Edição: Kaya D'Angelles

registrado em: