Piauiense vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é homenageado na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 16/12/2024 13h40, última modificação 16/12/2024 14h23
O prêmio é considerado como um Nobel para a juventude

O piauiense Manoel José Nunes Neto, vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, recebeu da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a Medalha do Mérito Legislativo nesta segunda-feira (16). O estudante ganhou o prêmio na Suécia pelo desenvolvimento de um Rover Aquático que monitora de forma eficaz e contínua a qualidade da água.

 

O autor do projeto para a entrega da Medalha do Mérito, deputado Marden Menezes (PP), disse que a premiação é considerada um Nobel para jovens e ele é um exemplo a ser seguido pelos piauienses. “A finalidade dessa sessão na Alepi é também servir de exemplo a essa juventude do Piauí. [...] É um exemplo para essa garotada que, com certeza, pode se inspirar, pode se dedicar em suas áreas de preferência”, afirmou.Familiares e amigos de Manoel José estiveram presentes ao momento de homenagem!

 

Manoel José Nunes Neto explicou que na competição estiveram presentes mais de 40 países e serviu para mostrar que não só o Brasil, mas o Piauí tem grande potencial. Ele explicou que seu projeto já está patenteado e espera que haja interesse de alguma empresa para que o Rover Aquático seja produzido e que possa ser utilizado em diversas regiões.

 

O jovem contou que o incentivo ao estudo é grande em sua casa. Seu pai era cobrador de ônibus e sua mãe manicure, mas que livro para estudar nunca faltou. “O conhecimento é muito bom, mas o processo de tirar o conhecimento do livro e colocar na cabeça é muito difícil. E eu sempre tive a vontade de estudar muito e de dar um bom futuro para os meus pais”, disse.

 

A premiação na Suécia ocorreu em 27 de agosto e contou com a presença da família real do país. O prêmio tem reunido jovens de todo o mundo que debatem a proteção dos recursos hídricos, gerando inovações que podem ser aplicadas, assim como é uma forma de promoção da educação e da ciência.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles

registrado em: