Piauí terá uma frente parlamentar em defesa dos Agentes Comunitários
Entre os projetos lidos em plenário na sessão desta terça-feira (8) o deputado Fábio Novo (PT) apresentou, ainda, o projeto de resolução n. 15, que busca instituir a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. O Piauí está entre os estados que ainda não instituiu a frente que já existe no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e outros.
O deputado fez a coleta das assinaturas. Para ser criada a Frente Parlamentar necessita da assinatura de 1/3 do total de parlamentares da Casa, 10. Além de propor a Frente o deputado apresentou a o projeto de lei que busca instituir o selo Empresa Amiga da Amamentação.
Um estabelecimento poderá receber a marca ao cumprir alguns requisitos, como a “manutenção de local e condições adequadas para uso das mulheres lactantes para amamentação ou coleta de leite materno”, conforme disposto no artigo 2º do projeto.
TÍTULO DE CIDADANIA - Fábio Novo propôs também a concessão de título de cidadania a Jonathas de Vargas Mendes.
Henrique Pires (MDB) sugeriu o título a Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi; e Gessivaldo Isaías a Roberto Wanderley Braga.
MEDALHA - De autoria do deputado Henrique Pires também foi lida matéria para que o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes receba a medalha do mérito legislativo. Gracinha Mão Santa (PP) propôs a outorga do mesmo título a Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante.
PATRIMÔNIO IMATERIAL - Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou matéria para que a Marcha para Jesus seja declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí. Segundo o deputado, “a Marcha possui grande engajamento da população piauiense, sempre presente em grande número e defendendo temas de grande importância social para o estado”.
UTILIDADE PÚBLICA - O deputado Severo Eulálio (MDB) enviou projeto para que a Academia Teresinense de Letras (ATL) seja declarada de utilidade pública.
REQUERIMENTOS - João Madison pediu da Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) informações acerca da Resolução Consema n. 51/2023, que dispõe sobre a competência estadual para emissão de autorização de supressão vegetal para uso alternativo do solo em imóveis rurais.
FALECIMENTO - Gracinha Mão Santa (PP) requereu que fosse registrado em ata nota de pesar pelo falecimento de Raimundo Nonato Gomes de Sousa.
ESTRADAS - A partir da solicitação de moradores, a deputada Simone Pereira (MDB) apresentou requerimento destinado ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para colocação de quebra-molas, sinalização e tachões refletivos na PI-143, quilômetro 40 do município de Colônia do Gurgueia, assim como no Povoado "Furta-lhe a Volta", do município de Ipiranga do Piauí.
Elisângela Moura (PC do B) cobrou do DER a implantação de quebra-molas na PI-130, no povoado de Bananeira, na cidade de Nazária.
SESSÃO SOLENE - Dr. Vinícius (PT) requereu a realização de sessão solene em homenagem à desembargadora Eulália Maria Ribeiro Pinheiro. Ela é natural de Amarante e foi a primeira mulher a ingressar na magistratura piauiense, em 1978.
Dr. Hélio (MDB) requereu a realização de duas sessões. Uma alusiva aos 40 anos da Secretaria de Justiça do Piauí e outra ao Dia do Soldado.
BANCO DE RAÇÃO - O deputado Gessivaldo Isaías apresentou requerimento para que seja enviado expediente ao governador Rafael Fonteles, pedindo informações sobre a implantação do Banco de Rações do Piauí, cuja criação foi instituída no ano de 2021 por uma lei de sua autoria.
CAMPO MAIOR - O deputado Dogim Félix(PP) , durante a sessão plenária na manhã desta terça-feira (08) parabenizou a cidade de Campo Maior que completa 261 anos, hoje, 08 de agosto. Disse que é a terra da Batalha do Jenipapo, da carne sol e do povo acolhedor que faz parte do estado do Piauí.
LITERATURA - Deputado Bessah(PP) disse que esteve em sua amada terra natal, a cidade de Oeiras e encontrou seu amigo, ex promotor, Carlos Rubens, que o presenteou com uma obra que ele está a lançar na próxima semana , no Salipi, que fala da vida e da obra de Nogueira Tapety. “Um gênio poeta que nos deixou muito cedo, aos 28 anos de idade, ele veio a falecer devido a doença do mal do século, a tuberculose, naquele tempo não era tratável. Nogueira Tapety nasceu em 1890 e faleceu em 1918 e nesse curto período ele escreveu um livro que só foi lançado em 1990, que se chama Arte e Tormento, que mostra sua genialidade como poeta.”Uma de suas poesias é narrada em cima de uma paixão que ele tinha na época, ele por ser mulato e ela loira dos olhos azuis, naquele tempo existia um certo preconceito, mas era um amor correspondido”, afirmou Bessah.
Iury Parente - Edição: Katya D’Angelles