Pessoas com deficiência e entidades festejam data comemorativa na Praça do Povo

por Katya D'Angelles publicado 21/09/2023 12h45, última modificação 21/09/2023 13h09
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado desde 1982
Pessoas com deficiência e entidades festejam data comemorativa na Praça do Povo

Créditos: Jarbas Santana

 

 

Ao som da Banda Inclusão, a Praça do Povo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) foi ocupada por pessoas com diversos tipos de deficiência e entidades que trabalham pela inclusão. Os músicos João Guerreiro, Joaquim Tenório e Miquéias Mota animaram o espaço organizado por meio de parceria entre a Casa Legislativa e a Seid (Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência).

 

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), contou que há uma semana o secretário Mauro Eduardo foi a seu gabinete solicitar a realização de uma sessão solene. No entanto, o parlamentar queria fazer algo maior, uma ação que demonstrasse que o Poder Legislativo é um espaço de visibilidade para as causas das pessoas com deficiência. Assim, em pouco menos de sete dias, foi organizada a festa com palco, feira e climatização na Praça do Povo.

 

Uma das empreendedoras que pôde oferecer seus produtos na Alepi foi Ilma da Silva. Ela vende bolos no pote e pavês no Restaurante Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). No Instituto Rizo Movement, Ilma faz atividades que a ajudam a conviver com a paralisia cerebral e a utilizar as receitas que aprendeu com a mãe para ter uma renda extra.

 

O Centro Integrado de Educação Especial (CIES) também montou o seu estande para apresentar os serviços oferecidos a crianças entre dois e quatorze anos. Na mesa, as professoras da instituição mantida pela Secretaria de Educação expuseram uma série de jogos lúdicos que são utilizados para desenvolver habilidades que proporcionem mais inclusão.

 

Essas que também podem ser desenvolvidas por meio de atividades motoras, como demonstrou o Projeto de Extensão de Atividades Motoras para Pessoas com Autismo (Premaut), realizado há cerca de cinco anos por professores e estudantes da UFPI. No estande, João Carlos Cronemberger e a mãe Gorete Cronemberger expuseram as mandalas que ele pinta. A habilidade do artista pôde ser melhorada durante as suas visitas semanais ao projeto.

 

Além da Seid, também estiveram representadas a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e a Defensoria Pública Estadual. O secretário de Estado Mauro Eduardo comemorou a união: “Essa junção de esforços, Poder Público, a Assembleia Legislativa, entidades, o Ministério Público faz com que o nosso estado avance e continue avançando nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência”.


Franzé quer fortalecer políticas públicas para pessoas com deficiência no Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta quinta-feira (21), programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na mesma data. A proposta foi apresentada pelo presidente  Franzé Silva (PT).

“O Piauí é referência na inclusão da pessoa com deficiência. Mas precisamos avançar no fortalecimento das políticas públicas de inclusão, melhorando a acessibilidade urbana, garantindo transporte eficiente, acesso ao mercado de trabalho”, pontua Franzé.

O presidente da Associação dos Surdos de Teresina, Marcos Patrício, observa que “a luta pela inclusão sempre teve barreiras, mas essas barreiras são vencidas quando nos unimos para defender todas as pessoas com deficiência”.

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, afirma que “é um momento para analisar o que avançamos e o que precisamos avançar. Temos que fortalecer e ampliar as ações que já existem, para melhorar a vida das pessoas com deficiência”.


 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles