Pesquisadora da UFPI premiada nacionalmente receberá homenagem na Alepi
Nesta quarta-feira (15), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entrega o título de cidadania piauiense à professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Lilian Catenacci. A proposição do deputado Franzé Silva (PT) é uma homenagem pela atuação da paulista como pesquisadora na área de saúde e meio ambiente.
Lilian Catenacci trabalha na universidade piauiense desde 2010 e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional da UFPI e do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Amazônia da Universidade Federal do Pará.
Em 2021, a professora recebeu o Prêmio para Mulheres na Ciência na categoria Ciências da Vida. A premiação é uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Academia Brasileira de Ciências e L’Oréal Paris que, em 16 anos, homenageou, apenas, 103 cientistas brasileiras.
O extenso currículo de Lílian Catenacci inclui períodos de estudo em universidades dos Estados Unidos e a realização de projetos de pesquisa financiados por recursos captados no exterior. Seus estudos contribuem no combate a várias viroses que afligem a população piauiense. Uma delas é a covid-19, na qual a professora pode contribuir com seu conhecimento sendo parte do Comitê Gestor de Crise estadual para o enfrentamento da pandemia.
Nicolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles