Pautas da educação e saúde em Floriano foram levadas ao Governo Federal

por Katya D'Angelles publicado 03/10/2023 15h18, última modificação 03/10/2023 15h18
Dr. Marcus Vinícius Kalume confirmou em discurso os resultados de sua viagem à capital federal

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na sessão plenária desta terça-feira (3) para compartilhar os avanços que conseguiu em Brasília em viagem realizada na última semana. Ele relatou conquistas para as áreas da saúde e da assistência social de Floriano e região.

As pautas na capital do país foram abrir caminho para a ampliação do Hospital Tibério Nunes, a criação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Piauí de Floriano e a habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade para a ampliação dos serviços prestados passando a ser um Centro Especializado de Reabilitação nível dois.

“Alegria muito grande de voltar de Brasília na semana passada com notícias muito boas para Floriano em busca de ações que visam melhorar a vida de pessoas”, compartilhou Dr. Marcus Vinícius Kalume.

Ainda na tribuna, o deputado comentou a importância dos dois projetos de lei de sua autoria que foram lidos na sessão plenária e começaram a tramitar na Alepi. Sobre o Dia Estadual de Educação, Orientação e Conscientização sobre Fissura Labiopalatina e Lábio Leporino, o parlamentar falou que é uma doença bastante recorrente que exige procedimento cirúrgico e muitas pessoas de baixa renda não têm condição de realizar. Ele disse que é uma situação que compromete não apenas a estética, mas, principalmente, a qualidade de vida.

A outra matéria lida hoje é a que garante prioridade a mulheres vítimas de violência doméstica familiar e a vítimas de estupro de vulneráveis no atendimento e na emissão de laudos pelo Instituto Médico Legal (IML). Dr. Marcus Vinícius Kalume defende que isso é fundamental para reduzir o medo de pessoas que passam por essas situações se exporem.

O deputado também utilizou a palavra para parabenizar os vereadores e as vereadoras piauienses pelo seu dia, que aconteceu no domingo. Ele elogiou essas lideranças pelo trabalho sempre próximo da população e conclamou a atuarem com ética e transparência.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles