Participação na Conferência da Unale é oportunidade de aprendizado
De três a cinco de dezembro, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) está sediando sua 27ª Conferência, na cidade do Rio de janeiro. São 1.500 conferencistas de todo o Brasil, com a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sendo representada tanto por deputados quanto por servidores.
No primeiro dia do evento, os servidores têm frequentado palestras, como sobre as Escolas do Legislativo e sobre planos de cargos. Gildete Milu, diretora da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, disse que “são muitas salas temáticas que fazem esse papel de qualificar os servidores das Assembleias. Tive a oportunidade de estar numa sala assistindo e foi muito produtivo, vou levando muita coisa na bagagem com relação a essa formação. Nós vamos aprender com experiências, aprender com os exemplos para acrescentar na nossa Casa”.
Weslley Sousa, diretor de tecnologia da informação da Alepi, explica que o evento reúne diversas Assembleias Legislativas e, no momento dos cursos e nas conversas com servidores de outros estados, “você passa a ter ideias de como implementar o que um outro estado já fez, ou até melhorar o que o outro estado já fez, e implementar na nossa própria Casa”.
Para Lucas Campos, assessor técnico do departamento de tecnologia, é importante a Assembleia piauiense enviar servidores a congressos e conferências nacionais, pois é uma forma de adquirir conhecimento e ter contato com experiências de outros estados. Ele disse que a Alepi enviou, este ano, funcionários de tecnologia, de imprensa e da Escola do Legislativo e que, na Conferência de 2023, em Fortaleza, “já tivemos uma comitiva grande, bastante expressiva”.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles