PARLAMENTO DO FUTURO: Alepi terá uma mulher como presidente pela primeira vez em 189 anos de existência
Disputa acirrada entre duas chapas marca eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (26), dentro do projeto Parlamento do Futuro.
A chapa “União pela Mudança”, presidida pela parlamentar do futuro Luiza Maria (PAMA), venceu as eleições com 16 votos. Foi registrado um voto em branco, além dos 13 votos obtidos pela chapa “Avanço da Juventude”, presidida por Marcos Antônio (PDHEC).
Luiza Maria faz história ao se tornar a primeira mulher a presidir a Casa em seus 189 anos de existência. “Eu me sinto muito grata por ter sido escolhida. É um processo difícil, que exige muitas articulações. Começamos chamando pessoas para assumirem cargos dentro da nossa chapa. Hoje mesmo tivemos conversas em busca de apoio”, relatou.
Experiência – A eleição da Mesa proporcionou aos estudantes uma importante experiência em relação à busca de adesão para a criação das respectivas chapas e de votos para garantir a presidência da Casa. Cada parlamentar pôde escolher livremente qual chapa apoiar, independentemente do partido ao qual pertencia.
Luiza Maria começou a disputa em desvantagem, mas ao longo do processo conseguiu reverter a situação. O bloco liderado por Marcos Antônio deverá indicar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Para o presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), o fato já demonstra o sucesso do projeto. “É através dos jovens que a reconstrução da credibilidade na política se dará e já começamos fazendo história, realizando a mudança com a eleição de uma presidenta”, afirmou.
Segundo Franzé, o objetivo principal da iniciativa é que os jovens participantes do Parlamento do Futuro disseminem a experiência entre amigos e familiares, por isso, o projeto é tido como uma semente de mudança.
O projeto é realizado através da Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Francisco Limma (PT). Ele também reafirmou o compromisso do projeto com a mudança de perspectiva em relação à política entre os jovens.
Conheça as duas chapas que concorreram ao pleito:
CHAPA 2 - “União pela Mudança” – 16 votos
Presidente – Luiza Maria (PAMA)
1º Vice-Presidente – Sthefany Vitória (PEGR)
2º Vice-Presidente – Ana Vitória (PEC)
3º Vice-Presidente – Victor Manoel (PAMA)
4º Vice-Presidente – Izamara Isabela (PEC)
1º Secretário – Vinícius Gabriel (PSE)
2º Secretário – Henry Carneiro (PSE)
3º Secretário – Klasnic de Sousa (PDHEC)
4º Secretário – Ariolino Lima (PEC)
CHAPA 1 - “Avanço da Juventude” – 13 votos
Presidente – Marcos Antônio (PDHEC)
1º Vice-Presidente – Pedro Victor (PEC)
2º Vice-Presidente – Wesley Felipe (PSE)
3º Vice-Presidente – Luís Guilherme (PSE)
4º Vice-Presidente – Àdrya Yasmin (PDHEC)
1º Secretário – João Vitor (PEC)
2º Secretário – Withinney Santos (PSE)
3º Secretário – Igor Samuel (PEC)
4º Secretário – Kaylane Mendes (PEC)
Cristal Sá – Edição: Kattya D’Angelles