Para deputados, reforma do Plenarinho já demonstra qualidade de obra na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 09/01/2024 09h00, última modificação 08/02/2024 14h41
Espaços reformados e mais modernos garantem melhora do trabalho

 

 

O retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no início da primeira semana de fevereiro, ficou marcado pela entrega da reforma do Plenarinho Prado Júnior. O espaço foi o primeiro reformado em uma ampla modernização do Palácio Petrônio Portella que vai ser feita, por etapas, ao longo de todo o primeiro semestre de 2024. Ele deve abrigar as sessões plenárias durante os próximos 90 dias.

 

Ao longo das primeiras sessões, alguns deputados elogiaram o novo espaço e afirmaram que a primeira entrega já dá sinais positivos de como os prédios vão ficar. “A qualidade da obra que está em curso já é apresentada pela entrega desse Plenarinho. De muito bom gosto, muito bem decorado. O teto, especialmente, tem aspecto, esse formato hexagonal, do casulo da abelha, da colméia. Tem uma relação com nosso trabalho. Um trabalho hercúleo, um trabalho contínuo dos deputados”, disse Dr. Gil Carlos (PT).


SESSÃO PLENÁRIA 06.02.2024-10.jpg

 

Após a entrega da reforma do Plenário Waldemar Macedo, prevista para 90 dias, o Plenarinho vai voltar a abrigar reuniões, cursos e debates. O deputado Francisco Limma (PT) destaca a importância de um ambiente moderno e de qualidade para todos os cidadãos piauienses: “Esse espaço do Plenarinho tem sido utilizado não só para eventos da Assembleia, mas também para reuniões de partidos, de movimentos sociais, de discussão de temas importantes que passam pela Assembleia  e está aqui recebendo essa estrutura. Isso aqui demonstra, inclusive, o padrão que será implementado no Plenário e em outros espaços. Então, de fato é uma alegria estar aqui”.

 

Simone Pereira (MDB) também acredita que, além de servidores e parlamentares, a população piauiense vai ser bastante beneficiada com a modernização da Alepi. “Além de melhorar a autoestima dos servidores e dos parlamentares, há a questão do investimento em tecnologia. Então, eu acho que informatizar, melhorar a qualidade da internet, a expansão da TV Assembleia, que vai para outros municípios para que as pessoas possam ter conhecimento dos trabalhos que são desenvolvidos nessa Casa, não é só um investimento na estrutura física, é a estrutura física agregando valor a toda uma modernização tecnológica que tem sido feita nessa Casa. Isso é extremamente positivo para que a gente possa fazer um trabalho de qualidade e que a população possa ter acesso”.

 

Apesar da perspectiva de melhorias depois do final das reformas, o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), reconhece que vai ser um primeiro semestre com necessidade de muitos ajustes para a manutenção dos trabalhos no parlamento. “Queria pedir a compreensão [de todos]. Embora o Plenário Prado Junior esteja numa situação confortável, moderna, eu sei que é desconfortável pela quantidade de parlamentares que vão estar transitando aqui dentro, como também pedir a compreensão dos servidores da Assembleia. Nós sabemos que aqui são necessárias algumas adequações”, afirmou o parlamentar.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles