Ouvidoria da Alepi passa a integrar rede estadual e comemora números
Ouvidores do Governo do Estado, tribunais, Ministério Público, Defensoria Pública e municípios participaram, nesta segunda-feira (20), de evento no Salão Nobre Francisca Trindade, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para a assinatura de termo de adesão da Ouvidoria do Poder Legislativo à Rede Ouvir. A ouvidora geral da Alepi, Teresa Britto, apresentou o relatório do trimestre e comemorou os avanços da unidade.
“Nós temos buscado soluções, encaminhamentos e diálogos em um prazo bem curto. Nós temos os prazos regimentais, mas nós buscamos fazer [o atendimento] quase que em tempo real”, detalhou Teresa Britto. No relatório, a ouvidora geral demonstrou que houve um crescimento na demanda do órgão de 828% entre agosto e outubro deste ano, além de um aumento de seis vezes em relação ao mesmo período de 2022.
Além dos números, Teresa Britto mostrou que o começo de sua gestão foi marcado pela capacitação dos servidores. Eles, atualmente, estão certificados pelas ouvidorias do Senado Federal e da Controladoria Geral da União. O corpo de funcionários também trabalhou na adequação da linguagem com o objetivo de humanizar o atendimento, aumentar a velocidade das respostas e ampliar os canais de divulgação.
Essa expansão tem resultados comprovados pelos números de pessoas que utilizam os serviços da Ouvidoria da Alepi, principalmente pelo sistema E-Sic, que está disponível na página inicial do site da Alepi, e pelo whatsapp (86) 99929-1183. O aumento das buscas por esses canais está relacionada à organização do órgão em conjunto com o lançamento do edital do concurso que vai oferecer diversas vagas no Legislativo piauiense.
“É mais um instrumento dessa gestão atual, conduzida pelo presidente Franzé Silva (PT), de poder interagir cada vez mais com a sociedade piauiense”, explicou o vice-presidente da Alepi, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade). Ele acrescentou que a ouvidoria se une a outros mecanismos de aproximação do poder com a população como a TV e a Rádio Assembleia.
O coordenador geral da Rede Ouvir (Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí), Rodrigo Vidal, celebrou a adesão da Alepi à entidade. “São órgãos diversos, órgãos públicos que integram a rede como forma de fomentar o trabalho de cada ouvidoria bem como atingir aquilo que o cidadão procura através da ouvidoria de cada órgão”, explicou. Ele, que é ouvidor geral da OAB-PI, acresceu que a presença do Legislativo também pode ser um passo fundamental para que aumente a quantidade de Prefeituras que têm ouvidorias organizadas, número que atualmente é de cerca de apenas um terço dos 224 municípios.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles