Alepi articula ações com ONG internacional para fortalecer o trabalho digno
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), se reuniu no Gabinete da Presidência, com representantes da ONG suíça Brücke Le Pont. O encontro tratou de ações que valorizem o trabalho digno no estado por meio do fortalecimento de um selo de reconhecimento a empresas com boas práticas no tema. Na reunião, surgiu a proposta de ser realizado um seminário reunindo Poder Público, empresas e terceiro setor para fomentar a causa.
A coordenadora local da Brücke Le Pont no Brasil, Rosa Lídia Morais, explica o que é trabalho digno: “Para nós é algo que vai além da legislação trabalhista. Trabalho digno é você ter, além dos seus direitos trabalhistas, também ter direito a um ambiente laboral que favoreça o seu desenvolvimento pessoal, mental e profissional. A gente entende que no ambiente laboral a gente incorpora não só o trabalhador da carteira assinada, mas todos os trabalhadores, incluindo o próprio proprietário da empresa, que é um trabalhador”.
Uma das ações da ONG recebida por Franzé Silva é fortalecer esse conceito de forma educativa colocando o mesmo dentro das culturas profissionais. Para isso foi criado o Selo Trabalho Digno, uma iniciativa pioneira da organização que visa reconhecer as empresas que promovem a causa no Piauí. “É um projeto inovador, não existe em parte nenhuma do mundo. O Piauí está dando exemplo para o mundo. Ele é parte de um processo educativo, não é fiscalizatório. A gente mostra para a sociedade que com o trabalho digno todos ganham”, define Rosa Lídia Morais.
Além de abrir as portas da Alepi para fortalecer o Selo Trabalho Digno, o presidente Franzé Silva propôs uma ação maior em torno do tema. “A ideia, agora, é levar essa discussão sobre trabalho digno para a sociedade. Ele propôs um seminário, brevemente nós vamos ter esse evento, que nós queremos que seja um seminário internacional, porque o selo que viemos apresentar é o Selo Internacional do Trabalho Digno”, explicou Jessé Barbosa, secretário-executivo da Rede Ponte, grupo que reúne diversas organizações sociais.
Com a ação, a Alepi se articula com uma ONG com grande reconhecimento internacional por executar trabalhos sociais há quase 70 anos. Nesse período, a Brücke Le Pont realizou diversos projetos na África Ocidental e na América Latina sempre tendo como foco a promoção do trabalho com dignidade. No Piauí, a organização já atuou em conjunto com entidades respeitadas como Cáritas e Fazenda da Paz.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles