Oncologista Rodrigo José recebe título de cidadão piauiense na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 17/08/2023 12h55, última modificação 17/08/2023 12h59
Atendeu milhares de pacientes do SUS, chegando a realizar 300 tratamentos oncológicos por mês

Na manhã desta quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Piauí entregou título de cidadão piauiense ao médico Rodrigo José de Vasconcelos, natural da cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte- RN. A abertura da sessão foi feita pelo proponente do requerimento, deputado Felipe Sampaio (MDB).

O parlamentar em seu discurso parabenizou o homenageado, agradeceu a presença de todos e falou que a muitos anos, o médico Rodrigo José vem prestando relevantes serviços no estado do Piauí, principalmente na área da oncologia, onde salvou milhares de vidas no estado. “Essa homenagem é mais que justa a esse homem que é do Rio Grande do Norte, mas que a muito tempo veio morar no Piauí, casou com uma piauiense, tem filhos piauienses e nada mais justo que homenageá-lo com este título", declarou Felipe Sampaio.

Rodrigo Valença vive no Piauí desde 2004, quando começou a trabalhar no grupo de oncologia do Hospital São Marcos. Durante os 10 anos de trabalho no HSM, atendeu milhares de pacientes do SUS, chegando a realizar uma media de 400 atendimentos e 300 tratamentos oncológicos por mês. Em 2013 passou a integrar o quadro de professores titulares da Universidade Estadual do Piauí, após aprovação em concurso publico. Também ja atuou como medico clinico e oncologista do Hospital Universitário da UFPI.

Felipe Sampaio disse ainda que atualmente o homenageado dedica-se ao cuidado humanizado e integrativo de piauienses que lutam contra o câncer, nas clínicas Oncobem e Oncocenter, ambas na cidade de Teresina. além de participar do grupo de pesquisa do Professor Doutor Sabas Carlos Vieira, onde auxilia na produção e publicação de livros e artigos científicos na área da Oncologia.

O homenageado, médico Rodrigo José falou que é com muito prazer que ele recebe o título de cidadão piauiense proposto pelo deputado Felipe Sampaio, seu colega de profissão e que toda sua vida no Piauí foi dedicada ao tratamento de pessoas com câncer. “Hoje me sinto muito honrado e são essas pessoas que fizeram eu receber esse título, pessoas batalhadoras, piauienses que lutaram contra uma doença grave e só tenho a agradecer a todos eles e que todos que enfrentam o câncer são vitoriosos.

Disse ainda que hoje ele é piauiense, criou raízes no Piauí, tem uma família piauiense que o acolheu com todo amor e carinho. “Teve uma comunidade médica que me inseriu muito bem, hoje trabalho, sou feliz, adoro ser professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), vivo para esse estado, para Teresina e me sinto muito feliz de estar inserido aqui hoje”, afirmou.

Fizeram parte da mesa de entrega do título familiares do homenageado, colegas de profissão e representantes do Ministério Público do Piauí, da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da agência Piauí Fomento

Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles