Mulheres do movimento negro recebem cidadania piauiense
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta quinta-feira (21), no Cine Teatro da Casa, sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania para quatro mulheres do movimento negro do Piauí: Antônia Sousa de Aguiar, Maria Assunção Sousa de Aguiar, Maria Francisca Sousa de Aguiar e Brenda Natacha de Alencar Félix. A abertura da sessão foi feita pelo propositor do requerimento, deputado Dr. Vinícius (PT).
O parlamentar discorreu sobre a atuação de cada uma delas durante o seu discurso. Falou da importância da homenagem e o que representa a entrega do título para cada homenageada. “Quatro mulheres que ajudaram durante toda sua vida a construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Você pensar na construção social do que tem sido realizado ao longo desses anos, você pode olhar que sempre tem a presença de pessoas com ideais inabaláveis, por mais que muitas vezes elas sejam agredidas e colocadas em situações constrangedoras, mas se mantém firmes”, declarou.
O parlamentar ressaltou que a entrega desses títulos serve para seja reconhecido o trabalho dessas quatro mulheres, mas além disso colocar as mulheres em pauta na importância da construção política social do estado do Piauí. Destacou a presença da ex -governadora, Regina Sousa e falou que “para muitos de nós é a materialização do que é a vontade, o cumprimento do dever e do direito de ter todas as condições sociais e transformar a educação no resultado de entrega para o povo e não individualmente”, concluiu.
A homenageada, Assunção Aguiar falou que para ela é um momento muito especial, principalmente para ela que veio do Maranhão, município de Afonso Cunha. “ A gente escolheu a nossa morada, construir família e para nós é um momento de muita alegria e honra”, declarou. Disse ainda que agradece ao deputado Dr. Vinícius e à Assembleia pela honraria.
Brenda Félix disse que é um momento muito gratificante, que ela veio do amazonas e sempre foi muito bem acolhida no Piauí .”Estou muito feliz de receber esse título junto com essas mulheres que fazem parte da minha construção de vida, trajetória dentro do Piauí. É uma honra, já me sentia cidadã piauiense, só faltava o título”,afirmou.
Antônia Aguiar disse que já mora em Teresina há 38 anos e essa homenagem é de grande importância para ela. “Já me sinto piauiense, mas recebendo o título , com certeza me sinto muito mais honrada. Agradeço a Socorro Andrade, a pessoa que nos indicou e o Dr. Vinícius acolheu o pedido e só tenho a agradecer”, concluiu.
Maria Francisca Aguiar disse que a felicidade é muito grande e fazer parte dessa história é muito importante. “Essa história não representa só a mim, mas toda a população negra, mulher negra que eu sou, então pra mim é uma honra receber esse título. Já moro em Teresina há mais de 20 anos e receber esse título passa um filme na minha cabeça, as conquistas realizadas”, ressaltou.
Fizeram parte da mesa de honra, as homenageadas, o deputado Dr. Vinícius, Secretária de Estado da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos a Humanos do Estado Piauí(SASC). Regina Sousa, Superintendente de Direitos Humanos da SASC- PI, Sônia Terra, Defensora Geral da Defensoria Pública, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas e a Conselheira Estadual da Cultura, Poliana Sepúlveda.
Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles