Ministro Luis Felipe Salomão é o mais novo cidadão piauiense

por Katya D'Angelles publicado 09/08/2024 17h10, última modificação 09/08/2024 17h24
A honraria foi proposta pelo deputado Henrique Pires (MDB)
Ministro Luis Felipe Salomão é o mais novo cidadão piauiense

Ministro Luis Felipe Salomão

A Assembleia Legislativa do Piauí entregou, nesta sexta-feira (9), o Título de Cidadania Piauiense ao ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), natural de Salvador, Bahia.  A solenidade, realizada no Plenário Waldemar Macêdo, reuniu senadores, deputados federais e estaduais, ministros, desembargadores, advogados, juristas e autoridades do executivo, como o governador Rafael Fonteles.

A sessão solene foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), que cedeu a palavra ao propositor da homenagem, deputado Henrique Pires (MDB). “O senhor se junta a essa terra de Evandro Lins e Silva; de Petrônio Portela; de Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do Brasil”, disse o emedebista, fazendo referência também ao ministro piauiense Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Hoje é um dia muito especial. Temos a Casa do Povo repleta de autoridades do Judiciário, o que demonstra o grande destaque do nosso estado no campo do direito. Temos cada vez mais homens e mulheres do Piauí que se destacam nos tribunais superiores, na advocacia nacional, e isso é motivo de muito orgulho para o Piauí”, ressaltou o governador Rafael Fonteles.

O ministro Luis Felipe Salomão iniciou o discurso enaltecendo as belezas naturais do Piauí, ressaltou as descobertas arqueológicas feitas no Parque Nacional da Serra da Capivara e falou sobre a importância do estado para a independência do Brasil, além de reverenciar piauienses que vêm se destacando nacionalmente.

Luis Felipe Salomão fez questão de falar sobre a força do Judiciário. “Temos a maior carga de trabalho do mundo. São sete mil processos por ano pra cada juiz prolatar uma sentença. É a maior carga de trabalho do mundo e o Judiciário dá conta dela [...] Não é uma tarefa fácil de lidar, mas a nossa Constituição coloca o judiciário como garantidor dos direitos da cidadania”, disse.

O mais novo piauiense também recebeu uma placa de homenagem entregue pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto. A mesa de honra contou ainda com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Hilo de Almeida; do presidente do TRE-PI, Sebastião Ribeiro Martins; do ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ; e do desembargador federal Hercules Fajoses.

 IMAGENS 

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles