Ministro Antônio Carlos Ferreira recebe Título de Cidadania Piauiense

por Katya D'Angelles publicado 29/05/2024 15h03, última modificação 29/05/2024 15h03
A honraria foi proposta pelo deputado Henrique Pires (MDB)

 

“A sessão solene mais prestigiada que a Assembleia Legislativa do Piauí já teve nas duas últimas legislaturas”. Essa foi a observação do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT), na abertura da sessão solene de entrega de Título de Cidadania Piauiense ao ministro Antônio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento foi marcado pela presença maciça de autoridades e juristas piauienses.

 

O proponente da homenagem, deputado Henrique Pires (MDB), destacou os benefícios que a atuação do ministro à frente da Diretoria Jurídica da Caixa Econômica Federal proporcionou ao Piauí. Segundo o parlamentar, as medidas de desburocratização do financiamento de imóveis permitiram que mais de 40 mil casas fossem construídas no estado apenas para as pessoas de baixa renda, entre elas as que compõem o Residencial Jacinta Andrade, que é o maior empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida.

 

“Poucas pessoas sabem, mas a minha profissão originária é engenheiro civil. E a gente sabe a importância de uma moradia para movimentar a economia e melhorar a qualidade de vida para uma família. Então, esse título aqui faz jus a esse grande trabalho que o senhor fez, durante esses oito anos, à frente da Diretoria Jurídica da Caixa Econômica”, elogiou Henrique Pires, acrescentando que a trajetória do homenageado no STJ foi marcada por muitas decisões corajosas.

 

“O Título que esta Casa generosamente me confere, me enche de orgulho e talvez vá além dos meus méritos, por isso, imagino que a intenção desta homenagem eventualmente pode ter sido a de homenagear, na minha pessoa, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal da Cidadania, que integro com muita honra há quase 13 anos; ou homenagear a Caixa Econômica Federal, onde trabalhei por 33 anos”, disse o agora piauiense Antônio Carlos Ferreira.


Ministro ressaltou as potencialidades do Piauí em seu discurso

Dentre vários aspectos, o ministro enalteceu as riquezas piauienses, especialmente as “paisagens deslumbrantes do Piauí, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional de Sete Cidades, Parque Cânion do Poti, o Delta do Parnaíba, e as maravilhas praias de Atalaia e de Barra Grande”, assim como o potencial de crescimento do Piauí, em diversos setores, como no agronegócio, indústria, comércio, e serviços, e “a produção de energias renováveis, que coloca este estado na vanguarda da sustentabilidade”.

 

Ao final da solenidade, o presidente Franzé e o deputado Dr. Gil Carlos (PT) entregaram, em nome de todos os parlamentares, um broche de opala no formato do mapa do Piauí. Também prestigiaram a sessão, os deputados Ana Paula (MDB), Bárbara do Firmino (PP), Dr. Felipe Sampaio (MDB), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), Dr. Thales Coelho (PP), Evaldo Gomes (SDD), Fábio Novo (PT), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Hélio Isaías (PT), Hélio Rodrigues (PT), Marden Menezes (PP), Rubens Vieira (PT) e Simone Pereira (MDB), além dos deputados licenciados Firmino Paulo (PT), Janaínna Marques (PT) e Pablo Santos (MDB).

 

A mesa de honra contou com a presença do procurador geral Francisco Pierot, representando o governador Rafael Fonteles; ministro Kassio Nunes Marques, do STF; ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; ministro Paulo Sergio Domingues do STJ; desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; desembargador regional do Trabalho Téssio Torres; desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí; desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí; desembargador federal Hercules Fajoses; conselheiro Edvaldo Nilo, presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência do CNMP; e ministra Liana Chaib, do Tribunal Superior do Trabalho.

 

 

Cristal Sá e Nicolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles