Marden Menezes propõe concessão de medalha a estudante piauiense

por Katya D'Angelles publicado 04/09/2024 13h25, última modificação 04/09/2024 13h27
Manoel José Nunes Neto venceu prêmio internacional com projeto de monitoramento da qualidade da água

O deputado Marden Menezes (PP) apresentou, nesta quarta-feira (04), o Projeto de Decreto Legislativo 95/24, para concessão da Medalha do Mérito Legislativo ao estudante Manoel José Nunes Neto, vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize 2024), considerado o Nobel da Ciência Jovem.

“O jovem Manoel trouxe para o Piauí um título de grande importância ao vencer o prêmio pelo seu projeto de monitoramento da qualidade da água. [...] O Manoel, apesar dos seus 16 anos, nos enche de esperança e orgulho. Que esse exemplo possa alcançar toda essa meninada, que está buscando sua formação, seu espaço”, frisou Marden.

O prêmio é uma iniciativa reconhecida mundialmente que busca incentivar jovens talentos de 15 a 20 anos que desenvolveram projetos escolares com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade. A iniciativa é organizada pelo Stockholm International Water Institute (SIWI).

Projetos –
 O deputado apresentou mais dois projetos de lei. O PL 176/24, que visa instituir campanha nas escolas públicas e privadas sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos; e o PL 177/24, que propõe a realização de campanha de conscientização sobre crimes cibernéticos cometidos contra crianças e adolescentes no Piauí.

Homenagem –
 Os deputados Severo Eulálio (MDB) e Henrique Pires (MDB) assinam projeto de decreto legislativo apresentado nesta quarta-feira para a concessão de Título de Cidadania Piauiense à artista plástica cearense Luciana Severo Frota. Todos os projetos serão encaminhados para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Pequeno expediente –
 Foram lidos no pequeno expediente, requerimentos do deputado Francisco Limma (PT) direcionados à Secretaria de Administração (SEAD), à Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e à Prefeitura de Teresina, solicitando a reforma das instalações da Feira dos Animais, localizada ao lado da nova Ceasa.

Limma também requereu o envio de expediente à Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a fim de que seja providenciada a instalação de internet na feira. Os quatro requerimentos serão colocados em votação na próxima sessão deliberativa.

Visita – Antes da sessão, os parlamentares receberam a visita de cortesia da Miss Brasil Globo 2024, Isadora Pessoa, no Plenário Waldemar Macêdo. O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), destacou que a piauiense representará o Piauí e o Brasil no Miss Globo Internacional 2024, que acontecerá em Tirana, capital da Albânia.

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles