Luta pela qualidade da Educação e evolução são destacadas em homenagem a Undime

por Katya D'Angelles publicado 17/10/2024 12h55, última modificação 17/10/2024 13h14
Severo Eulálio afirmou que a evolução alcançada pelo Piauí contou com o trabalho da instituição

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta quinta-feira (17), sessão solene em comemoração aos 25 anos de atuação da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) do Piauí. A homenagem foi proposta pelo deputado Severo Eulálio (MDB) e contou com a presença de representantes da organização e de vários prefeitos piauienses.

 

Severo Eulálio enalteceu as ações da Undime durante esses 25 anos no Piauí, destacando o diálogo que ela proporciona entre os municípios, assim como a luta pela qualidade, inclusão e melhor gestão, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos municípios. “Vocês são verdadeiros protagonistas na construção de um futuro melhor para o Piauí, onde, ao longo dos seus 25 anos, foi capaz de reunir, de orientar, de fortalecer os gestores”, disse.


A presidente da Undime no Piauí, Eliane Morais, avaliou positivamente a atuação da Undime na articulação entre os municípios piauienses, por meio da realização de fóruns, seminários, debates e encontros, “permitindo que os gestores implementem políticas educacionais coerentes, respeitando as particularidades e alinhando-se às diretrizes estaduais e nacionais, elevando a qualidade da educação no estado”, pontuou.


O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho da Caridade, destacou a importância da Undime, pelos relevantes serviços prestados. “A Undime é uma parceira, junto com outros conselhos. Que a gente possa cada dia mais fortalecer a administração pública municipal e dar resultados. É isso que todo gestor e toda a população esperam”, frisou o prefeito.



A superintendente de ensino da Secretaria da Educação do Estado, Viviane Faria, destacou as ações do Executivo estadual para que haja melhoria nos índices e o papel da Undime na área. “É impossível termos um grande choque educacional sem um regime de colaboração muito forte entre Estado e municípios, e a Undime tem sido uma parceira muito importante”, afirmou.



HOMENAGENS – 
Durante a solenidade, 14 pessoas que contribuem para o fortalecimento da instituição foram homenageadas: Antonia Alves de Sousa Araújo, Antonia Lopes de Carvalho, Carleidy Borges Guimarães, Cleidimar Tavares Mendes Brito, Érica Graziela Benício de Melo, Flávia Gomes Cordeiro, Gabriela Santos Oliveira, Gilson Soares de Araújo, Hans Mendes, Kássio Fernando da Silva Gomes, Maria Adami Leal de Sousa, Maria Sidinei Lins Magalhães Araújo, Toninho da Caridade e Washington Bandeira.



HISTÓRIA –
 A Undime foi fundada em 1986, com sede em Brasília, e tem atuado na educação infantil, de jovens e adultos, educação do campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva e na educação para a paz. A organização reúne gestores de 5.568 municípios e tem buscado assistir as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas.


 

Cristal Sá, Liuce Reis e Iury Aragão – Edição: Katya D’Angelles