Lucy Soares destaca os desafios que as mulheres enfrentam na sociedade

por paulo — publicado 08/03/2022 14h11, última modificação 08/03/2022 14h11
“Dentre 30 cadeiras na Assembleia, apenas 6 são ocupadas por nós, mulheres. Estamos em minoria", lembrou a deputada.
Lucy Soares destaca os desafios que as mulheres enfrentam na sociedade

Deputada estadual Lucy Soares (PP)

O Dia Internacional da Mulher é um dia de celebração das conquistas femininas na história, mas também é uma data de reflexão sobre os desafios enfrentados por elas. Hoje, as mulheres participam de diversos espaços de poder na sociedade, no entanto, nem sempre foi assim. Para que a participação feminina fosse justa, muitas Leis tiveram de ser aprovadas e costumes antigos, de uma sociedade patriarcal, abandonados. A deputada Lucy Soares ressalta os desafios de ser uma mulher atuante em meio a uma assembleia de maioria masculina.

“Dentre 30 cadeiras na Assembleia, apenas 6 são ocupadas por nós, mulheres. Estamos em minoria, num local em que os homens sempre tiveram voz, mas nós ecoamos os nossos direitos lá também”, ressalta Lucy.

A deputada é considerada uma das mais atuantes em defesa das mulheres na casa legislativa do estado, com mais de 10 Projetos de Lei protocolados que se dedicam à causa. A parlamentar comenta a importância dessas ações para as piauienses.

“Temos a Lei nº 7.481, que foi sancionada em janeiro de 2021, ela autoriza que o governo formalize convênios com os municípios do estado para possibilitar a abertura de casas abrigo, com finalidade de acolher mulheres em situação de risco de vida, por conta da violência doméstica. Sabemos a importância de uma Lei como essa, especialmente pelos casos de violência doméstica que temos, infelizmente, em nosso estado, bem como as altas taxas de feminicídio. As mulheres precisam de amparo, e não somente na hora da denúncia, mas na hora que elas decidirem que precisam sair daquele ciclo de violência. Precisam de um apoio para recomeçar, para sair daquela situação, e tendo um possível abrigo, com proteção, já é um caminho”, comenta a parlamentar.

Sempre com o diálogo como premissa de seu mandato, a deputada leva consigo a responsabilidade de representar as mulheres do Piauí, e comenta a importância dessa bandeira em seu trabalho. Lucy também cita a pré-candidatura da filha, a médica Bárbara Soares, ao cargo de deputada.

“Sou aberta a ser voz para as mulheres do nosso estado. Eu escuto, eu proponho melhorias, vou atrás delas, esse é o meu trabalho, minha missão. E a bandeira das mulheres sempre será uma prioridade. Estou vendo Bárbara seguir esse caminho, sabendo a força que tem, como mulher e como jovem. Ela segue sim os passos de Firmino e tem uma postura semelhante, que é admirável. Ela tem paixão pela causa do Piauí, e sem dúvida também é uma aliada nessa bandeira em prol das mulheres”, finaliza Lucy.