Litígio territorial entre Piauí e Ceará será debatido na APPM

por Katya D'Angelles publicado 23/04/2024 12h45, última modificação 23/04/2024 13h48
Audiência será realizada com a presença de prefeitos e deputados

A Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa estará participando amanhã (24) do debate sobre a disputa territorial entre Piauí e Ceará na sede da Associação das Prefeituras Piauienses (APPM). O debate será às 9 horas no auditório da Associação.


A discussão vai reunir, além da Comissão da Alepi, órgãos do Governo do Estado, como a Procuradoria Geral do Estado, IBGE, Universidade Federal do Piauí, prefeitos, vereadores, sindicatos rurais e comerciantes das cidades. O deputado Dr. Gil Caros (PT) lembrou em discurso na tribuna da Alepi da importância da audiência. Ele tem requerimentos aprovados para que a Alepi realize audiências públicas nas cidades do Piauí envolvidas no conflito."Esse primeiro debate na APPM será uma preparação para essa discussão que iremos levar a cada uma das cidades", explica o deputado.


Desde 2011 a Ação tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), quando a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) reivindicou a revisão territorial através de impetração da Ação Cível Ordinária 0001831 (24/08/2011). Na ação, o Piauí reivindica um território de 3 mil km² na divisa com o Ceará. Ao todo,21 cidades, do Piauí e do Ceará estão envolvidas na disputa.



Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles 

 

 

 



Liuce Santos/ Edição: Katya D'Angelles