Limma defende o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar

por Katya D'Angelles publicado 23/05/2023 14h50, última modificação 23/05/2023 14h50
Deputado relatou visitas que fez a projetos como quintais e feiras agroecológicas no final de semana

 

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou a tribuna durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (23) para elogiar iniciativas de apoio à agricultura familiar que visitou no último final de semana. O parlamentar esteve em Pedro II e em Teresina conhecendo as ações. No interior, Francisco Limma foi até a Localidade Pedra Branca, na zona rural de Pedro II, para conhecer um projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Um professor da instituição de ensino superior atua com moradores em um quintal agroecológico. Eles utilizam a água para piscicultura, plantio de hortaliças, fruteiras, mandioca e criação de aves caipiras, ovinos e caprinos e conseguem gerar rendimentos de 1 a 1,5 salário mínimo mensal. Segundo o parlamentar, é preciso avançar na oferta de energia para os produtores por meio de placas fotovoltaicas.


Limma também relatou visita a duas feiras agroecológicas em Teresina. Francisco Limma esteve na Cacimba Velha em um evento realizado por diversas comunidades que integram produção e turismo rural. Além disso, visitou iniciativa parecida na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele comentou a necessidade de isentar os produtores das taxas de inscrição para a participação na feira da UFPI para incentivar os menores. Outra ação pela agricultura familiar elogiada por Francisco Limma foi a entrega de 26 kits de mecanização agrícolas realizada pela SAF na última sexta-feira (19). Ela foi financiada pelo órgão e por meio de emenda de R$7 milhões do senador Marcelo Castro.


“Existe uma frase que diz: quem não vive da agricultura familiar, depende dela para viver. E são importantes essas feiras, são importantes esses equipamentos, são importantes essas unidades de transferência de tecnologia que tem como base a produção”, comemorou Francisco Limma.


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles 

registrado em: