Lidos dois projetos de lei que tratam de pisos salariais de categorias da Saúde
Dois projetos, de autoria do deputado Marden Menezes (Progressistas) e Teresa Britto (PV), que tratam do piso salarial de categorias da Saúde, foram lidos na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (23).
O primeiro trata de enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem e objetiva a fixação de um piso mínimo para essas categorias. Já o segundo, estabelece os valores salariais que devem ser pagos à categoria dos psicólogos no estado do Piauí.
A partir de agora, esses projetos seguem para tramitação nas Comissões Técnicas onde serão avaliados pelos demais parlamentares. A primeira análise é feita na Comissão de Constituição e Justiça.
REQUERIMENTOS - 11 novos requerimentos foram apresentados na sessão plenária. A deputada Teresa Britto solicitou a sua reintegração à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a pavimentação de um trecho da PI-140 que se liga à BR-020 nas proximidades de São Raimundo Nonato.
Ainda sobre estradas, Warton Lacerda (PT) requereu asfalto para a estrada que liga Altos a José de Freitas e Gessivaldo isaías (Republicanos) duas lombadas na rodovia que passa pela Localidade Pantanal no município de Boa Hora. O mesmo parlamentar requereu obras de drenagem na rua 5 do Jardim Europa, em Teresina, e a climatização das salas de aula da Unidade Escolar Luís Fortes em Luís Correia.
Também sobre escolas, mas em Teresina, Francisco Limma (PT) requereu que o Governo do Estado ceda um imóvel localizado no Centro para a Prefeitura. O mesmo parlamentar pede que a Equatorial mude de monofásica para trifásica a distribuição de energia em localidade da zona rural de Colônia do Gurguéia. Voltando à capital, o deputado requer um posto de saúde e aumento do patrulhamento no Parque Vitória.
Quem também apresentou requerimento foi o deputado Henrique Pires (MDB), que solicita do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí informações sobre o cadastramento de profissionais de fisioterapia urológica para atender pelo plano.
DEFENSORIA PÚBLICA - A Defensoria Pública do Estado do Piauí encaminhou dois projetos de lei para apreciação dos deputados na Alepi. Um deles, cria o Diário Oficial Eletrônico do órgão seguindo demanda legislativa nacional. O segundo altera a legislação acerca da contratação de estagiários, inclusive, tratando sobre percentuais de cotas.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles