Leitura da Mensagem abre as atividades na Assembleia

por paulo — publicado 01/02/2022 14h20, última modificação 01/02/2022 19h34
No início da sua fala, o governador Wellington Dias agradeceu o apoio recebido dos deputados estaduais e da bancada federal, citando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB).
Leitura da Mensagem abre as atividades na Assembleia

Abertura dos trabalho na Assembleia Legislativa do Piauí

O governador Wellington Dias afirmou, nesta terça-feira (1º/2), ao ler a sua Mensagem Anual aos deputados, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, que tirou o Piauí da miséria em que se encontrava em 2003, quando assumiu o primeiro mandato, para transformá-lo em um estado com IDH de alto desenvolvimento (0,7). Dias lembrou que, naquele ano, o Piauí tinha 37% de desempregados (700 mil pessoas) e grande parte da população passava fome.

Wellington Dias disse que, atualmente, o índice de desemprego no estado está em torno de 13% e a renda dos trabalhadores aumentou, além da população contar com uma rede de proteção social que garante melhor qualidade de vida para as pessoas e que inclui, dentre outros, o Cartão Pró-Social lançado este ano e o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos

O chefe do Poder Executivo iniciou seu pronunciamento agradecendo o apoio que tem recebido dos deputados estaduais e da bancada federal, citando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB).

FOME - Wellington Dias agradeceu, também, o trabalho realizado por seus auxiliares na pessoa do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles. Ele lembrou a primeira mensagem que leu no Poder Legislativo em janeiro de 2003 e citou a promessa do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva de acabar com a fome, assinalando que esta, também, foi uma de suas metas durante os 16 anos em que administrou o Piauí.

Agora os piauienses vivem mais e melhor”, declarou o governador, lamentando que, nos últimos anos, o problema da fome tenha voltado a afetar os brasileiros. Ele disse que o Estado vem se destacando como um dos maiores produtores de energia do Brasil, frisando que os piauienses viviam na “era da lamparina” e agora têm energia elétrica em suas casas.

PANDEMIAWellington Dias disse que, neste início de ano, a pandemia do novo coronavírus continua sendo um grande desafio para o mundo, com o surgimento da ômicron e destacou a importância da vacinação para que as pessoas não sejam contaminadas pela Covid-19 e venham a morrer.

O governador frisou que o Piauí é o segundo estado que mais vacina no Brasil, contando com cerca de 80% da população com imunização de primeira e segunda doses, e que, devido ao aumento dos casos de Covid-19, foi obrigado a adotar novas medidas restritivas visando conter a proliferação do novo coronavírus.

PIB – Wellington Dias disse que uma de suas metas era de organizar o Piauí para que pudesse se desenvolver mais, o que aconteceu e isto possibilitou que o Produto Interno Bruto (PIB) passasse de R$ 7,4 bilhões para cerca de R$ 60 bilhões em 2020. Ele assinalou que encerrará o seu mandato de cabeça erguida porque entregará um estado coerente com a sua fala realizada em 2003.

Acrescentou o governador que, em sua administração, os professores passaram a ganhar mais, as rodovias estaduais e ruas e avenidas das sedes municipais foram asfaltadas, a população foi beneficiada com internet através do Programa Piauí Conectado e que até cemitérios tiveram de ser construídos em cidades que não tinham como enterrar os seus mortos.

Wellington Dias disse que procurou trabalhar em parceria com o Governo Federal, as prefeituras piauienses e a iniciativa privada anunciou para este mês a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba que começará a funcionar com oito empresas, gerando emprego e renda.

O governador se emocionou no final de seu pronunciamento ao lembrar que seu pai, Joaquim Félix, não estava mais vivo, frisando que dele havia aprendido grandes lições. Ele agradeceu a Deus e à sua família pelo apoio durante os anos em que tem administrado o Piauí e garantiu que, enquanto vida tiver, “estarei junto com o meu povo, junto com vocês, acreditando e trabalhando pelo Piauí”.

J. Barros - Edição: Katya D'Angelles

ResponderEncaminhar