Lei regulamentou telemedicina no Piauí em 2021

por Katya D'Angelles publicado 26/04/2023 09h00, última modificação 26/04/2023 18h43
De autoria do deputado Francisco Limma a lei proporcionou a implantação do serviço no Piauí




O deputado Francisco Limma (PT) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (25), o lançamento do programa Piauí Saúde Digital, pelo governador Rafael Fonteles, para otimização dos serviços de saúde no estado. O trabalho está sendo possível graças a legislação proposta pelo deputado. em junho de 2020 e aprovada em 2021. A a Lei nº 7.602/21 normatiza o exercício da telemedicina no Piauí. As ações de telemedicina de interação à distância contemplam o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico.


"O Governo do Piauí fez a consolidação de mais um importante passo para a otimização da saúde. Por meio de parceria público-privada, o Piauí Saúde Digital vai oferecer serviço de teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e otimizar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária, espeialmente atendendo a quem mais precisa”, frisou o deputado. Segundo o deputado, ampliar o acesso à saúde é um dever do Estado, e através do Piauí Saúde Digital isso será feito. "Fico muito feliz em ver que a lei de autoria do nosso mandato foi um grande passo para a consolidação desse importante programa, regulamentando a telemedicina no âmbito do SUS, da saúde suplementar e privada no estado", destacou Limma.

 

PIAUÍ SAÚDE DIGITAL
Por meio de parceria público privada implementada inicialmente no município de Piripiri, a iniciativa pioneira do Governo do Piauí oferece atendimento médico por teleconsulta em até nove especialidades, ampliando e melhorando a rede de serviços, principalmente da Atenção Primária à Saúde (APS). O Piauí Saúde Digital será ampliado para os 12 territórios de desenvolvimento do estado, além de formar 14 centros especializados e de referência.

 

Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles