Lei que cria Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas do Piauí é sancionada

por Iury Aragão publicado 17/02/2023 16h10, última modificação 17/02/2023 16h10
A lei foi proposta pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías

Nesta sexta-feira (17), o Governo do Estado publicou no Diário Oficial a sanção da Lei 7.962, de 10 de fevereiro de 2023, que autoriza a criação do Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas e Instrumentos Similares no Piauí. A iniciativa do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) foi aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2022 e objetiva garantir acessibilidade a vários piauienses.

 

Para isso, o Banco irá controlar a doação e o empréstimo gratuitos de cadeiras de rodas, bengalas, muletas, andadores e equipamentos similares. Tanto pessoas com deficiência quanto as que estão com deficiência temporária poderão ser beneficiadas. O empréstimo pode ser feito por até um ano, ou por tempo determinado em termo de uso assinado junto ao órgão gestor do Banco.

 

No projeto de lei, Gessivaldo Isaías previa que a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) ficasse responsável por essa gestão. No entanto, o Governo do Estado alterou o artigo que definia o órgão responsável sem determinar quem seria o gestor. Além disso, o Poder Executivo incluiu a prioridade da doação ou empréstimo para pessoas que não disponham de condições financeiras.


ESPORTE - Por iniciativa do deputado Severo Eulálio (MDB), a Associação Teresinense de Tênis de Mesa passa a ser uma das entidades com acesso a subvenções sociais do Governo do Estado. A Organização Não Governamental atua na área sócio-cultural desportiva há 10 anos na capital e, desde 2014, têm o reconhecimento de utilidade pública. A lei 7.965, de 15 de fevereiro de 2023 foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira.

 

Nícolas Barbosa – Edição: Iury Parente