Lei que beneficia agroecologia no Piauí já está em vigor

por Katya D'Angelles publicado 16/01/2024 16h30, última modificação 16/01/2024 16h37
Legislação foi aprovada pela Assmbleia e sancionada pelo governador

O governador Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.288, que institui a Política Estadual de Agroecologia do Estado do Piauí (PEAPI). De autoria do deputado estadual Francisco Limma, a Lei prevê um conjunto de diretrizes para o pleno desenvolvimento da agroecologia no Estado.


A agroecologia é um sistema de produção que visa à sustentabilidade ambiental, social e econômica. “O projeto foi amplamente debatido e elaborado em conjunto com entidades que representam o movimento agroecológico no estado e prevê a adoção de práticas que preservem os recursos naturais, promovam a saúde dos trabalhadores rurais e garantam a segurança alimentar da população”, explica o deputado Francisco Limma, autor da proposta.



Dentre as principais medidas do projeto de lei, estão: a regulamentação do uso de agrotóxicos e outros insumos químicos na agricultura; o incentivo à produção orgânica e agroecológica; o fortalecimento da agricultura familiar; a promoção da educação ambiental e da participação social.


De acordo com o deputado Limma, o projeto abrange diretrizes necessárias para a regulamentação e preservação ambiental. "Essa construção coletiva nos trouxe essa Lei. Hoje estamos criando a base para um marco regulatório que deverá garantir a sustentabilidade ambiental da produção agropecuária no Piauí", afirma.


São previstos impactos positivos a curto, médio e longo prazos com esta Lei que impacta diretamente no processo de redução do uso de agrotóxicos, na promoção da saúde da população, além de fortalecer a agricultura familiar, responsável por uma parcela significativa da produção de alimentos no Estado.

 

 

 

Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles