Lei estadual incentiva o empreendedorismo feminino no Piauí
O Dia Estadual da Mulher Empreendedora será comemorado no próximo dia 19 de novembro. A data, que tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino, foi originada pelo Projeto de Lei Ordinária (PLO) 30/2021, de autoria do deputado Franzé Silva (PT), e foi incluída no calendário oficial de eventos pela Lei 7.504/2021.
A data tem como objetivos a promoção da liderança feminina e a visibilidade às mulheres que gerenciam um negócio. O texto legal também defende a conscientização da população acerca dos desafios enfrentados por esse grupo.
A empreendedora Lise Pessoa acredita que iniciativas como as que constam na lei são positivas. “São ações que ajudam a desenvolver negócios que geram renda e crescimento econômico. Isso nos faz identificar oportunidades e tendências no mercado, podendo estimular ideias diferentes, gerando soluções para problemas e necessidades do cliente e, por fim, construir relacionamentos de confiança e valor”, aponta Lise, que tem um pequeno negócio na área de papelaria para festas infantis.
De acordo com estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Piauí é o terceiro estado do Nordeste com o maior número de mulheres empreendedoras. A entidade registra 165 mil à frente do próprio negócio.
Para o deputado Franzé Silva, a proposição, já sancionada pelo governo estadual, “visa promover o fortalecimento e a promoção de visibilidade a outras questões em torno do universo das mulheres de negócio”, justifica.
A Lei 7.504/2021 dispõe ainda sobre a realização de reuniões, oficinas, feiras, palestras e eventos que aumentem a conscientização sobre a importância do empreendedorismo e da capacitação das mulheres de negócios por meio de ações em conjunto do Poder Executivo, Poder Legislativo, empresas privadas e demais entidades interessadas.
Andréia Sousa - Edição: Katya D'Angelles