Legislativo presta homenagem a lideranças da enfermagem

por Katya D'Angelles publicado 24/06/2024 13h55, última modificação 24/06/2024 13h55
Jorge Viana e Amanda Lúcia Barreto Dantas foram os agraciados

O maranhense radicado em Brasília Jorge Viana e a cearense Amanda Lúcia Barreto Dantas receberam, nesta segunda-feira (24), o título de cidadania piauiense. A solenidade aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por iniciativa do deputado licenciado, atual secretário da Justiça, Carlos Augusto (MDB). Os homenageados são protagonistas da luta por melhorias para os enfermeiros.


Alguns desses desafios foram destacados por Carlos Augusto, como o enfrentamento à pandemia do coronavírus, em que a categoria esteve na linha de frente. Ele afirmou que esse foi um momento que fez com que ele se mobilizasse para contribuir na busca de melhorias para esses profissionais. Na Alepi, o secretário foi o autor de leis como a que cria a Semana da Enfermagem e a obrigatoriedade de os hospitais terem uma sala de descanso para os enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Jornada de Trabalho - Mas a principal luta destacada pelo deputado foi para o estabelecimento da jornada de trabalho de 30 horas. “À época, tivemos uma audiência com o governador Wellington Dias. Todos os profissionais contratados pelo Estado têm carga horária: policial, médico, todos os profissionais, mas o enfermeiro não. O enfermeiro é 35, é 40, é 44. Por isso a necessidade da gente estabelecer a carga horária dos profissionais de enfermagem do Estado do Piauí. Ele se comprometeu e eu aprovei o Indicativo de Lei na mesma semana”, lembrou Carlos Augusto.

Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadania Piauiense à Sra. Amanda Lúcia Barreto Dantas e ao Sr Jorge Viana de Sousa. Requerimento de autoria do Senhor Deputado Cel. Carlos Augusto-9.JPG


Os homenageados celebraram o recebimento do título de cidadania piauiense e por passarem a ser reconhecidos como conterrâneos de um povo que admiram. “Quando eu vim para cá, eu tive a oportunidade de ter pessoas que me acolheram como se eu fosse família. É isso que eu sinto dentro desse estado maravilhoso. O acolhimento, o calor, a humanidade e o coração aberto das pessoas que aqui residem. Os piauienses sempre se fazem amigos como se fossem amigos de infância. Eu me sinto como se eu tivesse nascido aqui, como se eu tivesse crescido aqui”, destacou Amanda Lúcia Barreto Dantas.


Jorge Viana, que é deputado distrital do Distrito Federal, disse que o recebimento do título foi o momento mais especial da sua vida, superando até mesmo a sua eleição. Muito emocionado, ele lembrou de seu pai, um homem simples que migrou para Brasília mas nunca esqueceu de suas raízes. “Em vida, ele me viu receber o título de cidadão honorário de Altos, sua cidade natal, e me tornar deputado da capital do Brasil. Lá de cima, ele hoje acompanha a entrega desse título de cidadania piauiense com orgulho, pois agora somos conterrâneos”, comemorou o parlamentar.  Além da lembrança do pai, Jorge Viana destacou a importância da enfermagem e disse que sem essa atividade não há viabilidade para o SUS (Sistema Único de Saúde). O parlamentar lembrou a luta no combate à pandemia e pelo piso nacional da categoria que exigiu muita mobilização para a aprovação da lei e para a implantação dos vencimentos por todo o Brasil. Ele esteve presente no Piauí em diversos momentos para discutir com gestores responsáveis pela adequação nos salários.



Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

 IMAGENS DO DIA 

registrado em: