Legislativo piauiense inaugura o projeto “Mais Piauí”

por Katya D'Angelles publicado 08/07/2024 13h28, última modificação 08/07/2024 13h28
O primeiro debate colocou em discussão a segurança hídrica no semiárido

A Assembleia Legislativa do Piauí inaugurou, nesta segunda-feira (08), o projeto “Mais Piauí: a Alepi somando com você”, iniciativa inédita em que o Legislativo piauiense busca reunir as bancadas estadual e federal, bem como representantes das três esferas do executivo, para discutir assuntos de interesse do estado.


“O Mais Piauí é o momento em que a Assembleia irá fazer grandes debates, que interessem a todos. Hoje, estamos iniciando a primeira etapa desse projeto. Nós iremos realizar, antes do final de cada recesso semestral, um debate como esse”, disse o presidente da Casa, Franzé Silva (PT), na abertura do evento.


O tema inaugural escolhido foi “Água no sertão: a segurança hídrica no semiárido do Piauí”. Segundo Franzé Silva, a ideia é unificar as forças políticas e a sociedade civil organizada em busca de soluções para a falta de água que penaliza a população dessa região.


A abertura do evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT), e do senador Marcelo Castro (MDB).
Wellington Dias relatou os esforços para redução da fome no país, que passa também pela oferta de água para consumo humano e para os animais e plantações. “O Mais Piauí nos permite ter um plano. Contem com a bancada federal, com o nosso mandato e, com certeza, com o presidente Lula”, disse.


O senador Marcelo Castro falou sobre as peculiaridades do Piauí, principalmente pela irregularidade em relação à distribuição das chuvas, e destacou a relevância de estender a transposição do Rio São Francisco para o Piauí. “De todos os projetos de transposição, o mais simples, o mais prático e o mais barato é o do Piauí”, frisou.



Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles