Legislativo do Piauí busca referência de modernização da Alego
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) enviou o secretário geral da Mesa substituto, Emanuellito Oliveira, e o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Weslley Sousa, para conhecer as modernas instalações da Assembleia Legislativa do Goiás (Alego). A visita técnica foi realizada na quinta-feira (30), com o objetivo de buscar experiências que possam ser implantadas na Alepi.
Ambos foram recebidos pelo presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), e pelo Diretor Parlamentar, Rubens Sardinha. “Nós passamos o dia inteiro na Assembleia. Acompanhamos as sessões, reuniões na Comissão de Constituição e Justiça, conhecemos os gabinetes. Vimos como funcionam os telões e os equipamentos para votações eletrônicas. Tudo é sincronizado”, afirma Emanuellito Costa.
O Palácio Petrônio Portela, sede da Alepi, passará por uma reforma a partir de janeiro. Dentre as novidades a serem implementadas está a instalação de telões no plenário para acompanhamento das votações, além da troca das cédulas de papel por urnas eletrônicas, a fim de garantir mais agilidade e transparência aos processos legislativos.
A Alego recebeu o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) 2023, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O ranking aponta que o portal do Legislativo goiano é o mais transparente de todas as casas legislativas do País, com um índice de 97,36% no ranking geral e 100% nos itens essenciais.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles