Legislativo busca aproximação com PMT para resolver impasse do transporte público na capital

por Iury Aragão publicado 17/02/2023 16h20, última modificação 17/02/2023 19h17
Presidente Franzé Silva se comprometeu a buscar um entendimento em reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Legislativo busca aproximação com PMT para resolver impasse do transporte público na capital

Jarbas Santana

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), recebeu representantes do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários) e do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), nesta sexta-feira (17). "Essa reunião dos trabalhadores com os empresários foi uma forma de a gente fazer os ajustes daquilo que já foi discutido e o encaminhamento foi a gente marcar uma reunião com o prefeito no sentido de tentar fazer o acerto necessário pra que a gente possa ter uma saída o mais rápido possível dessa problemática", afirmou o vice-presidente da Assembleia, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), que também participou das discussões.

 

O governo do estado enviou para a Casa legislativa mensagem para alterar o projeto de lei que institui programa de regularização de débitos fiscais relacionados com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, a fim de conceder isenção do imposto na aquisição de ônibus novos. "Esse projeto já está aqui. Isenta o IPVA da moto. A gente vai aproveitar esse projeto pra fazer uma emenda, pra isentar o IPVA cem por cento dos ônibus zero, não são dos ônibus usados", explicou Evaldo Gomes.

 

"O presidente vai entrar em contato com a assessoria do prefeito pra marcar essa reunião logo após o carnaval. A gente espera que seja o mais breve possível. Nós estamos querendo contribuir, é ajudar. Acredito que com essa conversa, com essa reunião com todos os entes públicos envolvidos nesse debate, acredito que a gente chegará num denominador. O importante nesse momento é pensar na população. Nós não estamos em nenhum momento fazendo política ou querendo armar palanque político. O que nós queremos é dar a nossa contribuição, como o próprio governador sinalizou, que é contribuir para custear o sistema, que nesse momento passa por dificuldade", frisou o vice-presidente. 


O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, avaliou o encontro como positivo. "A gente tem avançado bastante. Ficou do presidente procurar o prefeito pra acelerar esse processo. A gente já viu que o governo deu um passo, agora a gente espera que o prefeito se sensibilize com a situação, que está cada vez mais difícil, cada vez mais caótica. A gente acredita que os esforços somados com a Assembleia, a Câmara de Vereadores e a parte do prefeito, movimento dos estudantes, associações, fundações com representantes aqui, a gente tenha dado um passo importante nessa conversa hoje aqui. A gente espera realmente que dessa vez dê certo", disse.

 

 

Cristal Sá - Edição: Iury Parente