Indicativo de Lei que obriga leito de psiquiatria em hospitais públicos é aprovado

por Katya D'Angelles publicado 01/04/2025 15h31, última modificação 01/04/2025 15h31
Matéria agora depende de análise do governo do estado e devolução à Casa

Leitos de psiquiatria em todos os hospitais construídos ou reformados do Piauí. Esse é o objetivo de um Indicativo de Projeto de Lei aprovado na sessão plenária desta terça-feira (1) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A matéria foi apresentada pelo deputado licenciado Aldo Gil (Progressistas) e segue para o governo do estado analisar e devolver para nova apreciação na Casa.


O principal foco do Indicativo é em crianças e adolescentes. De acordo com Aldo Gil, após a pandemia, houve um crescimento muito grande de jovens com problemas psiquiátricos e há a necessidade de políticas públicas de saúde mais fortes no apoio a essa parcela da população. A matéria havia recebido parecer favorável de Gracinha Mão Santa (Progressistas) na Comissão de Constituição e Justiça e foi aprovada em Plenário por unanimidade.


Outro Indicativo de Projeto de Lei apresentado por Aldo Gil que foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira também foca na proteção de crianças e adolescentes. O objetivo é estabelecer um programa de Lições de Primeiros Socorros na rede pública de ensino de uma forma mais continuada.

Ainda na área da saúde, os deputados aprovaram projeto apresentado por Henrique Pires (MDB) que cria a Política Estadual de Implementação da Terapia REAC. A tecnologia utiliza correntes elétricas assimétricas para regulação do sistema nervoso. Segundo o autor, é um tratamento complementar que pode contribuir no combate a várias doenças.


SOCIEDADE CIVIL - Projetos envolvendo a concessão de benefícios seis organizações da sociedade civil foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira:

- Associação Filantrópica Eluzai - Reconhecimento de Utilidade Pública - Autor: Coronel Carlos Augusto (MDB)
- Instituto Acolher H. Dobal - Reconhecimento de Utilidade Pública - Autor: Coronel Carlos Augusto (MDB)
- Associação Agropecuária para o Desenvolvimento Rural das Comunidades Cipós e Caatinga de Pedro II - Reconhecimento de Utilidade Pública - Autor: Hélio Rodrigues (PT)
- Sescoop/PI Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Piauí - Reconhecimento de Utilidade Pública - Autor: Severo Eulálio (MDB)
- Associação dos Empreendedores, Empresa e Startups de Invenção e Inovação Tecnológica AESITEC - Reconhecimento de Utilidade Pública - Autor: Ziza Carvalho (MDB)
- Associação de Juventude do Município de Teresina - Lista de entidade recebedora de subvenções sociais - Autor: Fábio Novo (PT)


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

registrado em: