Importância da atividade do perito criminal é lembrada em solenidade da Alepi
A Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã de hoje (04/12), no Plenário Deputado Waldemar Macedo, sessão solene em homenagem ao Dia do Perito, oficialmente denominado de Perito Oficial de Natureza Criminal, comemorado anualmente em 4 de dezembro.O deputado Gustavo Neiva(PP) abriu a sessão e em seguida passou para o propositor do requerimento, deputado Bessah Sá (PP).
Em seu discurso, o deputado ressaltou que a data homenageia a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal, uma ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. No Piauí, temos a lei 7.792 de 2022 de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) que reconhece oficialmente a importância desta data e nos lembra ano após ano do papel essencial desempenhado pelos peritos oficiais de natureza criminal”, afirmou.
O deputado disse ainda que esta solenidade não apenas celebra o dia do período criminal, mas também destaca a importância de uma sociedade que reconhece e apoia aqueles que se dedicam a servir com ética e competência.” Deixo aqui a minha profunda admiração por todos os períodos do nosso Estado e do Brasil que continuem a desempenhar este papel imprescindível e que tenham sempre o respeito e o reconhecimento de todos nós. ‘, conclui
Itamar Soares, Coordenador de Perícias do Interior do Estado do Piauí falou que no Piauí existem 12 núcleos regionais de polícia científica, que vão de norte a sul do estado. “Nesses 12 núcleos nós contamos atualmente com 47 peritos criminais colocados, distribuídos entre eles, com 37 peritos médicos legítimos e um periodontologista.
Agradeceu ao governo do estado pelo investimento feito na perícia científica.e destacou que a eficácia da categoria só é possível graças ao investimento que recebemos. nesses dois últimos anos de gestão”, concluiu
“A gente consegue estabelecer a autoria, a materialidade e a dinâmica do delito, entregando para a população não apenas o encarceramento do infrator, mas a justiça”, disse o presidente da Associação dos Peritos Criminais, Francisco Leal, que agradeceu ao secretário Chico Lucas pelos investimentos feitos na perícia criminal piauiense. “O maior volume de investimentos, indubitavelmente, dos últimos 20 ou 30 anos”, concluiu.
O deputado Wilson Brandão parabenizou a todos os peritos do estado e disse que unindo a ciência, o conhecimento, a inteligência, o preparo e os equipamentos técnicos, fortalece a segurança pública. “ Então eu fico muito feliz nessa homenagem que a Assembleia presta aos peritos no seu dia e dizer da alegria de saber, repito, da evolução profissional, técnica da categoria”, disse.
Fizeram parte da mesa de honra , Antônio Nunes Pereira, chefe do Departamento de Polícia Científica do Estado do Piauí ,Francisco Wilson Gomes Leal, perito criminal da Associação dos Peritos Criminais Odonto Médico-Legista do Estado do Piauí, Esley Taumaturgo, perito criminal Coordenador de Perícia da capital do Estado do Piauí, Itamar Soares perito criminal Coordenador de Perícias do Interior do Estado do Piauí e Danilo Amorim Araújo, perito criminal, Coordenador Estadual do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB).
Liuce Santos/Redação: Katya D’Angelles