Homenagem ao centenário de Waldemar Macedo é aprovada

por Katya D'Angelles publicado 26/11/2024 14h45, última modificação 26/11/2024 14h58
Ele foi deputado estadual entre os anos 1950 e 1990

Deputados aprovaram nesta terça-feira (26) requerimento para que seja realizada sessão, no dia 10 de dezembro, em homenagem ao centenário do ex-deputado estadual piauiense Waldemar de Castro Macedo. A iniciativa é de Wilson Brandão (Progressistas) e de Franzé Silva (PT).

 

“O deputado Waldemar Macedo completará no dia 9 de dezembro o centenário de seu nascimento. Representou um grande líder do Piauí, especialmente nesta Casa, tendo exercido oito mandatos de deputado estadual, um mandato de vice-governador na gestão de Lucídio Portela, como também foi presidente e foi o grande responsável pela construção deste Poder Legislativo”, afirmou Wilson Brandão.

 

Franzé Silva explicou que o nome do Plenário da Alepi é uma homenagem a Waldemar Macedo, que a sessão comemorativa receberá familiares e que será muito importante a presença de todos os parlamentares. “Nada mais justo do que a gente estar juntos aqui no dia dessa comemoração, até para engrandecer a memória desse grande deputado do Piauí”, disse.

 

Celulares em escolas – Marden Menezes (PP) requereu, e foi aprovada, a realização de audiência pública para debater o projeto de lei que proíbe o uso de celulares e dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares da rede pública e privada de ensino do Piauí.

 

O deputado ainda teve a aprovação de um requerimento que cobra do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens e da Secretaria Estadual de Transportes a reforma e a revitalização da sinalização vertical e horizontal da PI-110, que liga Piripiri a Barras.

 

Agricultura familiar – Francisco Limma pediu à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), à Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e à Secretaria de Governo (SEGOV) a inclusão da agricultura familiar no Pacto pelo Piauí.

 

Educação – Ainda de Francisco Limma, foram aprovados os requerimentos que solicitam da SEGOV e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a criação de um anexo do CETI Francisca Marluce Nunes Queiroz na localidade São José, no município de Morro do Chapéu.

 

Juventude negra – A Alepi aprovou o pedido de Francisco Limma para que seja realizada audiência pública para “debater o extermínio da juventude negra e pobre no estado do Piauí”.

 

Curso para prefeituras – Limma requereu que o Tribunal de Contas do Estado promova “eventos de orientação para os novos prefeitos eleitos, com vistas a difundir informações, nivelar equipes e alertar sobre a importância da aplicação do erário municipal conforme ditames legais”.

 

CREA – Severo Eulálio (MDB) solicitou, e foi aprovado, que a Alepi realize sessão solene em homenagem aos 25 anos da Regional da MÚTUA-PI – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-PI.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles