Historiadores Fonseca Neto e Eric Lima vão receber medalha na Alepi
Na próxima segunda-feira (12), a partir das 9 horas, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai homenagear os historiadores Fonseca Neto e Eric Lima com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo. O deputado Dr. Gil Carlos (PT) foi o autor da proposta que reconhece o trabalho que os dois profissionais têm feito para valorizar o estado em vários âmbitos.
No caso de Fonseca Neto, o parlamentar destaca os quase 30 anos de contribuições na mídia piauiense ajudando a popularizar a história do Piauí. Ao mesmo tempo, o historiador desenvolveu uma grande produção bibliográfica acadêmica e não acadêmica abordando temas do estado e do Maranhão.
“O homenageado é um verdadeiro guardião da memória e identidade piauienses. Sua prolífica produção acadêmica, suas colunas em jornais locais e sua atuação em instituições culturais e acadêmicas, como a Academia Piauiense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico Piauiense, demonstram seu compromisso com a preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural do estado”, justifica Dr. Gil Carlos na proposição da Medalha.
Já o historiador Eric Lima ganhou maior destaque nos debates sobre o litígio territorial entre Piauí e Ceará. Ele estudou o tema durante o seu mestrado em Geografia na Universidade Federal do Piauí e contribui junto ao Governo do Estado fornecendo elementos e consultoria para que o estado vença o processo que tramita no Supremo Tribunal Federal.
“Sua atuação como Assistente Técnico para a Procuradoria Geral do Estado do Piauí, especialmente no litígio de grande relevância entre os estados do Piauí e Ceará, demonstra não apenas sua competência profissional, mas também seu compromisso com o interesse público e a defesa dos direitos do Estado”, elogia Dr. Gil Carlos no projeto.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles