Henrique Pires enaltece povo judeu em homenagem a ex- embaixador

por Katya — publicado 15/02/2022 13h13, última modificação 15/02/2022 13h13
Deputado ressaltou as parcerias comerciais que favorecem o Piauí e condenou o desrespeito de formadores de opinião com o povo judeu

O deputado Henrique Pires (MDB) enalteceu o povo judeu na sessão solene realizada nesta terça-feira(15) na Assembleia Legislativa para entrega do título de cidadão piauiense ao ex-embaixador de Israel no Brasil, empresário Yossi Shelley. Ao saudar o homenageado, Henrique Pires disse que a sessão representava um ato de desagravo e louvor ao povo judeu por causa de declarações de alguns que defendem o nazismo. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), abriu a sessão solene convidando para a mesa de honra o homenageado e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Igor Nery, representante do governador Wellington Dias. Após a execução do hino nacional, Themístocles Filho e Henrique Pires entregaram o diploma de cidadão piauiense ao ex-embaixador israelense.

Henrique Pires saudou o homenageado, afirmando que, além de empresário e ex-embaixador, ele era bacharel em Direito, engenheiro civil e poliglota, tendo, como diplomata, trabalhando pela melhoria das relações entre o Brasil e Israel e contribuído para um entendimento visando a criação da Câmara do Comércio Piauí-Israel.

PARCERIAS - Afirmou o parlamentar emedebista que Yossi Shelley foi responsável pela formação de parcerias, como a que envolve Israel e a Universidade Federal do Piauí, o que possibilita ao Estado o acesso às novas tecnologias em desenvolvimento naquele país. Ele afirmou que, também, vem sendo trabalhada a formação de uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí.

Henrique Pires declarou que Yossi Shelley, que foi embaixador entre os anos de 2017 e 2021, permitiu ao governador Wellington Dias uma calorosa recepção quando esteve em Israel em 2018 acompanhado de familiares. Ele destacou que, além do Piauí, o empresário já recebeu títulos de cidadania de vários Estados, dentre eles, Rio de Janeiro, Goiás e Sergipe.

LAÇOS – Yossi Shelley discursou em seguida, afirmando que assumiu o cargo de embaixador com o objetivo de fortalecer os laços entre Israel e o Brasil e que, assim como já ocorreu em São Paulo e Rio de Janeiro, a criação da Câmara de Comércio Piauí-Israel ocorrerá em breve. Yossi Shelley destacou os esforços desenvolvidos pelo povo judeu a partir de 1948, quando foi estabelecido o estado de Israel, para que o seu pais pudesse se tornar uma nação desenvolvida, principalmente na área de tecnologia. Ele agradeceu aos deputados estaduais a homenagem recebida e afirmou que “vamos continuar trabalhando juntos”.

Após a execução do Hino do Piauí, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a sessão solene, que contou com a presença, dentre outros, do diretor-geral do Instituto de Águas do Piauí, Magno Pires, e de vários parlamentares.

 

J. Barros - Edição: Katya D'Angelles