Henrique Pires busca solução para desabastecimento de água em Pio IX

por Katya D'Angelles publicado 02/09/2021 13h35, última modificação 02/09/2021 13h35

A falta de água na cidade de Pio IX, 440 km de Teresina, foi o motivo do encontro do deputado estadual Henrique Pires (MDB), o vereador Jonjon Leite e o presidente da Agespisa, Genival Sales. Uma das deliberações tomadas após a reunião foi a garantia de que até o final do ano a sede do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPI) no município será abastecido pela adutora de Piaus.

“Abastecimento é uma necessidade de saúde e também, nesse caso, de educação. Entre os problemas relatados (na audiência) está a falta de abastecimento na sede do IFPI, a falta de condições adequadas para que os alunos tenham estrutura para as aulas e uso nas hortas frutíferas e arbóreas”, destacou Henrique Pires.

Sobre a falta constante de água, o presidente da Agespisa explicou que parte dos problemas está relacionado ao excesso de gambiarra que existe. De acordo com ele, já está sendo articulada uma fiscalização para combater essa prática.

A solução apresentada pela direção da Agespisa foi o uso da Estação de Tratamento de Água (ETA) Barreiras, que fica em Fronteiras, que volta a auxiliar no abastecimento de água em Pio IX. A situação de desabastecimento no município já foi alvo de requerimento para abastecimento com carros-pipa.

Ascom Dep. Henrique Pires - Edição Katya D'Angelles