Gracinha Mão Santa e Sinome Pereira tem requerimentos aprovados

por Katya D'Angelles publicado 14/05/2024 14h13, última modificação 14/05/2024 14h13
Requerimentos são sobre pedido de informações e debate sobre violência contra a mulher

A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) teve aprovado requerimento para mais transparência as ações da Investe Piauí. O pedido de informações é direcionado ao secretário de Estado de Fazenda e ao diretor-presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí. Dotação orçamentária, formação de capital e forma de remuneração dos administradores são alguns dos pontos tratados nas perguntas.  Entre outros dados a deputada requer que seja informado se a Investe Piauí recebe recuersos fiscais ou da seguridade social, quntas e quais são as fontes de receitas da agência. Ela também é autora do pedido de uma sessão solene que vai homenagear a UESPI (Universidade Estadual do Piauí) pelos seus 40 anos. Ainda como homenagem, foi aprovada Nota de Pesar em memória do empresário e desportista José de Arimateia do Nascimento Soares (Tea Soares).


Requerimento apresentado pela deputada Simone Pereira (MDB) que prevê a realização de uma audiência pública para debater a eficácia das políticas públicas de defesa e proteção da mulher foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (14).


No documento, a parlamentar direciona o foco da discussão para as medidas protetivas. “O que a gente quer discutir é a eficácia dessas medidas protetivas. O que está acontecendo que a medida protetiva não está tendo eficácia? Então, nós estamos convocando toda a rede de proteção, a rede de garantias de direitos, inclusive, com a participação dos conselhos. Ela é muito importante para que a gente possa analisar onde é que está a falha”, explicou Simone Pereira.

 

A deputada vai estender o convite para a recém criada Secretaria de Inteligência Artificial com o objetivo de compreender como as novas tecnologias podem contribuir na melhoria da proteção das mulheres. Na mesma linha, foi aprovado outro requerimento da parlamentar para realizar uma audiência pública que vai debater o projeto Banco Vermelho. Em conjunto com a senadora Jussara Lima (PSD), vai ser conhecida uma experiência na área desenvolvida em Recife e uma pesquisa feita pelo Senado sobre violência contra a mulher.

 

Requerimento de Marden Menezes (Progressistas) também foi aprovado na sessão plenária. O parlamentar solicitou ao DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) o roço da PI-142, no trecho entre Pio IX e Fronteiras.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles