Governo do Estado envia três Mensagens à Assembleia Legislativa

por Iury Aragão publicado 06/06/2023 13h35, última modificação 06/06/2023 13h47
Há propostas para a criação de duas políticas estaduais

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Mensagens que criam duas políticas estaduais: Uma de Combate à Desertificação, e para fins de recuperação de áreas degradadas, e a outra de Educação Ambiental. A terceira Mensagem propõe a criação do Conselho Estadual de Proteção da Fauna Silvestre e de Animais Domésticos.

Gracinha Mão Santa (PP) teve lida três matérias de sua autoria. Um projeto de lei cobra a publicação do resultado da análise da água no Piauí e um projeto de decreto legislativo outorga a cidadania piauiense a Edna Maria Silva Santos. A deputada também protocolou requerimento pedindo ao governador do Estado e ao Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) que finalizem, em caráter de urgência, as obras de pavimentação em paralelepípedo dos 5,3 km da estrada do Céu, em Parnaíba.

De João Madison (MDB) foi lido e aprovado requerimento para que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) envie informações acerca da resolução que dispõe sobre regulação e cobrança e estabelece os procedimentos gerais de leitura, apuramento e emissão de cobrança para o uso dos recursos hídricos do Piauí.

REQUERIMENTOS APROVADOS – Na sessão plenária desta terça-feira (6) também houve votação de vários requerimentos. Marden Menezes (PP) teve aprovado voto de louvor ao município de São José do Divino. O parlamentar disse que, no sistema de avaliação desenvolvido pelo Governo do Estado, as escolas dessa cidade tiveram o melhor desempenho no Piauí. “Quero demonstrar meu apreço e destacar o prefeito Assis Carvalho, que é professor, e vem tendo um exemplo de gestão”, disse.

Requerimentos de Franzé Silva (PT) também foram votados e aprovados. Ele solicitou do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) a construção da terceira faixa e instalação de guard rail na PI-142, entre os municípios de Simões e Marcolândia. Da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), requereu a recuperação da Rua Beneditinos, entre a Avenida Barão de Gurgueia e a rua Firmino Pires. E também cobrou providências relacionadas à segurança das pessoas com deficiência, sobretudo às com deficiência visual, em estação de ônibus na Barão de Castelo Branco, bairro São Pedro.

Franzé Silva também pediu ao governador do Estado a inclusão da cidade de Simões no programa de aviação regional. Gessivaldo Isaías (Republicanos) cobrou do DNIT a limpeza do acostamento de trecho da BR-343, próximo ao rodoanel de Teresina. Fabio Novo (PT) pediu à Alepi que seja realizada sessão solene em homenagem aos 50 anos da fundação da TV e Radio Clube.

Francisco Limma (PT) teve diversos requerimentos lidos e aprovados. Um pedia a conclusão da pavimentação asfáltica entre São João do Arraial e Matias Olímpio. Outros foram encaminhados ao DER solicitando a recuperação asfaltica da PI-112, entre Miguel Alves e Porto e em trechos de Teresina, José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Batalha, Esperantina, Morro do Chapéu e Luzilândia.

O deputado do PT ainda requereu envio de ofício à Secretaria de Segurança Pública do Piauí e à Polícia Militar (PM) para que seja instalada uma companhia da PM na cidade de Porto. À Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e à Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), Limma cobrou a instalação de torre e rede de fibra ótica nos municípios de Nazaré e Lagoa de São Francisco.

Iury Parente