Governo do Estado envia Mensagens à Alepi

por Iury Aragão publicado 30/05/2023 14h05, última modificação 30/05/2023 14h07
Uma trata de doação de imóvel e a outra de da atualização do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta terça-feira (30), duas Mensagens do Governo do Estado, as quais serão analisadas e votadas pela Casa Legislativa. Uma trata da doação de imóvel para a implantação de Centro Educacional e Cultural; a outra busca atualizar a composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

A Mensagem 80 autoriza a doação de imóvel, pertencente ao patrimônio imobiliário do Estado do Piauí, para o município de Padre Marcos, para a implantação do Centro Educacional e Cultural denominado de "Padre Marcos de Araujo Costa”.

A Mensagem 78 busca alterar o artigo 70 da Lei 5.165/2000, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, para atualizar o “Conselho Estadual de Recursos Hídricos, a fim de conferir representatividade às instituições governamentais e não governamentais que exerçam atividades compatíveis com a gestão integrada de recursos hídricos”.

VIAGEM DO GOVERNADOR - O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), protocolou projeto de resolução que autoriza o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), a viajar para cumprir agenda na Espanha, Alemanha, Suécia e Inglaterra no período de 8 a 18 de junho, bem como para Itália, entre os dias 27 e 30 do mesmo mês.

REQUERIMENTOS - Ainda na sessão plenária desta terça-feira foram lidos requerimentos de deputados. Wilson Brandão (Progressistas) solicitou do Governador do Estado um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um pólo de produção de flores tropicais no município de Pedro II.

Severo Eulálio requereu também ao governador e ao Secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura de Araújo, o recapeamento e manutenção da pista de pouso e decolagem do Aeroporto/Aeródromo Regional de Itaueira.

Dr. Felipe Sampaio (MDB) cobrou do Ministério das Comunicações a instalação de uma torre de telefonia móvel em Lagoa Seca, zona rural de Esperantina. Requereu também a ampliação da cobertura da rede de telefonia móvel no município de Jerumenha.

Francisco Limma demandou que seja realizada uma Audiência Pública perante as Comissões de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Administração Pública e Política Social, da Alepi, para que seja discutido os dados sobre a Violência no Campo.

Iury Parente