Georgiano Neto quer prioridade para corretores de imóveis em cartórios

por paulo — publicado 12/05/2022 11h35, última modificação 12/05/2022 11h35
Projeto de Lei prevê que os profissionais tenham acesso prioritário aos serviços cartorários no Piauí.
Georgiano Neto quer prioridade para corretores de imóveis em cartórios

Deputado estadual Georgiano Neto (MDB)

O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) está propondo através do Projeto de Lei 84/2022 o atendimento prioritário dos corretores de imóveis devidamente inscritos no respectivo Conselho Profissional em cartórios de notas e registros de imóveis no Estado do Piauí. Esse atendimento ocorrerá desde que o profissional apresente documento de identificação oficial com foto e documento contendo o respectivo número de inscrição no Conselho para constituir prova do seu direito à prioridade. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça.


Explica o deputado que, em todo o Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações imobiliárias, como estabelece a legislação que regulamentou a profissão. “Mas, não é apenas a determinação legal que faz este profissional ser essencial no mercado imobiliário na defesa dos interesses de seus clientes na compra, venda ou aluguel de imóveis”, diz.


“O corretor de imóveis é essencial para garantir a segurança nas transações imobiliárias, atuando sempre com diligência e prudência, buscando informações acerca da regularidade do imóvel, do proprietário e do cliente. Nessa linha, podemos observar ainda que, no seu ministério privado, o corretor de imóveis ao se dirigir ao cartório para consultar a analisar a matrícula ou certidão de um imóvel presta um verdadeiro serviço público e, ao mesmo tempo, exerce uma função social”, explica ele.

Durvalino Leal  - Edição: Katya D'Angelles

 

registrado em: