Georgiano Neto destaca 25ª marcha dos prefeitos realizada em Brasília

por Katya D'Angelles publicado 27/05/2024 14h30, última modificação 28/05/2024 19h12

O deputado Georgiano Neto (MDB) falou em seu discurso, na manhã de hoje (27) na Assembleia Legislativa, sobre sua participação na 25ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O encontro priorizou o debate sobre a desoneração da folha de pagamento dos municípios com até 156 mil habitantes.

A desoneração da folha de pagamento é um mecanismo estabelecido em 2012 para substituir a contribuição previdenciária patronal sobre os salários. A medida foi criada como um estímulo aos setores de mão de obra intensiva e como amparo aos municípios menos populosos. Antes, as empresas contribuíam com 20% da folha de salários, percentual que foi substituído por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. No caso das prefeituras, a desoneração diminuiu os impostos sobre a folha, de 20% para 8%. Aprovada no ano passado, a lei que prorroga o benefício foi alvo de veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tive a oportunidade de dialogar com vários gestores municipais, com a bancada federal e senadores. O presidente Lula esteve presente também nas Marchas dos Prefeitos. Uma Marcha muito positiva, os prefeitos estão muito confiantes e esperançosos de que viveremos dias melhores”, afirmou o deputado.

O parlamentar disse que os prefeitos estão enfrentando muitas dificuldades e que espera que os novos compromissos assumidos pelo executivo federal sejam efetivados, tirando do papel para que melhore a vida financeira dos municípios.

Liuce Santos/ Edição: Katya D’Angelles