Alepi realiza debate sobre esclerose multipla
Nesta quarta-feira (30), a sala da Comissão de Constituição e Justiça vai sediar uma audiência pública no Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla. O debate foi uma proposição do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), e o objetivo é aprimorar os tratamentos e facilitar o diagnóstico precoce da doença.
A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem) define a doença como neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Entre os sintomas estão fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.
A Abem estima que haja cerca de 40 mil brasileiros com esclerose múltipla atualmente. Para dar atenção à doença, desde 2006, o dia 30 de agosto, data em que nasceu Ana Maria Levy, fundadora da associação, é dedicado à conscientização sobre o tema.
Para qualificar o debate, o deputado Franzé Silva convidou entidades médicas, representações de pacientes e gestores públicos de áreas ligadas à saúde.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles