Francisco Limma repercute parceria com a União Europeia na produção de hidrogênio verde

por Katya D'Angelles publicado 21/11/2023 15h15, última modificação 21/11/2023 15h27
O investimento é de 2 bilhões de euros foi anunciado durante viagem oficial do governador

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou a Tribuna na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (21) para destacar a parceria firmada entre o Piauí e a União Europeia para a produção de hidrogênio verde na região de Parnaíba. O governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), está na Europa participando da Semana Europeia do Hidrogênio e buscando investimentos.

 


A aplicação é de 2 bilhões de euros e a previsão é que as obras para a construção da usina sejam iniciadas em 2024. “O Piauí está se inserindo, a partir dessa iniciativa, de agora dia 13 de dezembro fazer a entrega da primeira parte do tão sonhado, tão debatido Porto de Luís Correia. Quais são os detalhes, os resultados que devemos ter, quais as cadeias de valores que passarão a ter maior espaço a partir do Piauí, quais as áreas de empregos gerados em nosso estado. E, principalmente, qual o impacto na nossa economia”, disse Francisco Limma.

 


O parlamentar acrescentou que o Piauí se insere como um ator importante na revolução energética pela qual o mundo está passando, pois não basta apenas preservar as florestas, mas devem ser encontradas novas matrizes energéticas e torná-las acessíveis às populações.

 

Fábio Novo (PT), em aparte, disse que é necessário a transição energética ocorrer rapidamente por causa das mudanças climáticas e que a localização do Piauí é favorável à implantação da usina. “O nosso Porto, finalizado, é o mais próximo da Europa, o aeroporto de Parnaíba é o mais próximo da Europa. Então não tenho dúvida que o hidrogênio verde com o Porto em funcionamento vai fazer do Piauí o principal local para fazermos a distribuição do hidrogênio verde”, afirmou.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles

registrado em: