Francisco Limma celebra realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar
O deputado Francisco Limma (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (25) para registrar o encerramento da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária que aconteceu entre os dias 21 a 23 de novembro, no Parque Potycabana, em Teresina.
O parlamentar disse que a feira contou a participação de mais de 100 municípios do estado e com a representação de cerca de 150 coletivos comercializando os produtos, cooperativas, associações e grupos de produção.” O evento não apenas promoveu a troca de experiência, mas também destacou a importância da produção local e sustentável, fundamental para a economia e preservação cultural do estado. A feira é parte do circuito nordestino de apoio à agricultura familiar que tem o incentivo do consórcio nordeste e o envolvimento de todos os estados nordestinos”,afirmou.
Limma disse ainda que a realização da feira foi uma oportunidade para o público conhecer mais sobre o potencial agroecológico de produção do estado e as práticas sustentáveis e valorização da produção local. “Uma iniciativa, como essa, são essenciais para fortalecer a identidade do nosso estado e garantir que o Piauí se torne cada vez mais auto-sustentável, valorizando não só a produção agroecológica, mas também os saberes e as práticas culturais que envolvem os povos tradicionais”, ressaltou
A feira é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, em uma promoção conjunta à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa.
O deputado destacou que no sábado (23) pela manhã, a Secretaria de Administração do Estado junto com o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de São João do Arraial entregaram cerca de 150 títulos de regularização fundiária naquele município. “Isso é parte de uma leve inicial de 500 títulos que serão entregues no município como parte do programa regularizado e do Prourb que materializa as ações resultantes de uma lei aprovada por esta Casa”, concluiu.
Liuce santos/Edição: Katya D’Angelles