Francisco Limma propõe a criação do Passaporte Turístico Piauiense
O deputado estadual Francisco Limma (PT) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 110/2022 que institui o Passaporte Turístico Piauiense, com o objetivo de incentivar e promover o turismo local, registrando com carimbos ou selos os passeios realizados pelos visitantes aos pontos turísticos do estado que possuem referências culturais, educacionais e históricas.
Para marcar o registro da presença nos locais turísticos será carimbado no Passaporte Turístico o nome ou o elemento figurativo que represente aquele lugar. Caberá à Secretaria de Turismo elaborar o cadastro dos estabelecimentos comerciais e dos locais com representatividade turística no Estado, e à Secretaria da Cultura a promoção de campanhas e editais públicos para a escolha dos elementos figurativos de cada ponto turístico credenciado.
“O Passaporte Turístico é mais um instrumento a ser usado pelo Governo do Estado na promoção e incentivo ao turismo em nosso Estado. A exemplo de estados como o Pernambuco e a Paraíba, o Passaporte será um documento que permitirá colecionar memórias de afeto pelo Piauí. Tanto turistas quanto moradores poderão carregar no bolso o orgulho e as lembranças que ficarão registradas dos passeios em solo piauiense”, diz Francisco Limma.
O deputado afirma ainda que o documento agregará alguns dos lugares mais importantes para a formação da identidade dos piauienses, com referências culturais, educacionais e históricas fundamentais para a comunidade. “Para turistas e moradores do Estado será uma oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a formação da identidade do homem do Nordeste”, frisa ele.
Durvalino Leal - Edição: Katya D'Angelles