Fisioterapeutas recebem Título de Cidadania na Alepi
A Assembleia Legislativa do Piaui (Alepi) realizou, nesta terça-feira (28), a entrega do Título de Cidadania Piauiense a três profissionais da área de fisioterapia que atuam e prestam relevantes serviços ao estado. A proposição é do deputado Fábio Novo (PT), que foi representado na sessão de entrega por Dr. Vinícius (PT).
Os homenageados são Dayse Satomi Ykeda, especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal ativa; Gisella Maria Lustosa, mestra em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês; e Gilberto Costa Cardoso, especialista em Fisioterapia Musculoesquelética pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí.
Durante a sessão, o deputado Dr. Vinícius agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho desses profissionais. ”Eu tenho uma vivência com a fisioterapia muito de perto e nos últimos anos ela foi muito envolvente em nossas vidas, principalmente no período da pandemia. Tivemos dificuldades de servidores e equipamentos e o Conselho de Fisioterapia se juntou ao comitê que cuidava da pandemia e realizou cursos de preparação respiratória com uma rapidez nunca vista, salvando a vida de muitas pessoas”, afirmou.
A homenageada Dayse Ykeda disse que está feliz e honrada em receber o Título. Sua família veio do Japão para o Brasil da década de 1930 e no início dos anos 2000 vieram para o Piauí. “Esse Título realmente me pegou de surpresa. Em 2007 fui convidada para fazer uma palestra em Teresina e nunca imaginei que iria fixar residência no Piauí”, declarou.
Gisella Lustosa agradeceu ao deputado Fábio Novo pela homenagem, a seus familiares e aos presentes na sessão. “Quando cheguei em Teresina fui contratada pelo médico Dr. Francisco Ramos no Hospital Getúlio Vargas. Agradeço a todos os amigos fisioterapeutas pelos 20 anos de convivência e trabalho”, disse.
Entre os presentes na homenagem estiveram os deputados Franzé Silva (PT), Simone Pereira (MDB), Hélio Isaias (PT), Francisco Lima (PT) e Nerinho (PT).
Liuce Reis – Edição: Iury Parente