Conselheiros tutelares são homenageados em sessão especial

por paulo — publicado 16/11/2022 13h20, última modificação 16/11/2022 15h49
Um projeto para a criação de um fundo destinado à melhoria do funcionamento dos Conselhos Tutelares do Piauí foi anunciado durante a sessão especial
Conselheiros tutelares são homenageados em sessão especial

Deputado estadual Firmino Paulo

A criação de um fundo destinado à melhoria do funcionamento dos Conselhos Tutelares do Piauí foi anunciada, nesta quarta-feira(16), pelo deputado Firmino Paulo (PT), durante sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Conselheiro Tutelar (18/11) na Assembleia Legislativa. Ele disse que pretende apresentar um Projeto de Lei neste sentido ainda este ano.

Ao abrir a sessão solene, o deputado Severo Eulálio (MDB), que presidia os trabalhos, convidou para a mesa de honra, dentre outros, a juíza Maria Luiza Freitas, da 1a Vara da Infância e da Adolescência do Tribunal de Justiça do Estado, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francisco Leite da Silva.


Após a execução do Hino do Piauí, o deputado Firmino Paulo, autor do requerimento solicitando a realização da sessão solene, disse que era uma honra homenagear os conselheiros tutelares, que lotaram o plenário da Assembleia Legislativa e eram procedentes de 46 municípios do Estado.


Firmino Paulo afirmou que uma das prioridades do seu mandato tem sido de lutar pela melhoria da infraestrutura dos Conselhos Tutelares e das condições de trabalho dos conselheiros assinalando que já apresentou várias proposições neste sentido, incluindo uma que trata da criação de escolas para a capacitação de integrantes da categoria.


SALÁRIOS – A vice-presidente do Sindicato dos Conselheiros Tutelares do Piauí, Socorro Arraes, agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, bem como o apoio dado à categoria pelo deputado Firmino Paulo. Ela defendeu a melhoria salarial para os conselheiros, afirmando que, atualmente, eles recebem o salário mínimo e ainda descontam para a Previdência Social.


O ouvidor geral dos conselheiros tutelares junto à Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, e a presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Piauí, Macilene Mendes, agradeceram a homenagem e defenderam maior apoio aos Conselhos Tutelares, o que fizeram, também, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francisco Leite, e o conselheiro Djaci Lima, do município de Piripiri.


Em seguida, a juíza Maria Luiza Freitas parabenizou os conselheiros tutelares pelo transcurso do seu dia e disse que a categoria exerce uma atividade relevante na defesa das crianças e dos adolescentes, por isso conta com todo o seu apoio.


Ao encerrar a sessão solene, o deputado Firmino Paulo, que estava presidindo os trabalhos, convidou os presentes para um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.



J. Barros - Edição: Katya D'Angelles