Festival Cultural dos Cocais é incluído no calendário oficial de eventos do Piauí

por Iury Aragão publicado 01/06/2023 10h45, última modificação 01/06/2023 11h09
Lei 8.049/23, de autoria do deputado Francisco Limma, oficializa tradicional festa do Território dos Cocais nas ações do Governo do Estado

O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a Lei 8.049/2023, que inclui o Festival Cultural dos Cocais no calendário oficial de eventos do Estado do Piauí. A lei, de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT), reconhece o festival como evento que valoriza a cultura do território dos Cocais e a tradição junina.

O Festival, criado em 2005, quando Limma era prefeito de São João do Arraial, surgiu para preservar e incentivar a cultura das quebradeiras de coco babaçu.

O parlamentar ressalta a importância da lei como incentivo para o desenvolvimento econômico e turístico da região e a preservação da cultura regional do território dos Cocais.

"O Festival Cultural dos Cocais é uma das maiores manifestações artísticas do nosso estado e a lei sancionada pelo governador Rafael reforça a importância do Festival e crava São João do Arraial no mapa das atividades culturais do Piauí. São João do Arraial carrega a tradição e a cultura do São João, mas o Festival vai muito além, trazendo a representatividade das quebradeiras de coco e a relação do município e da população com a atividade do extrativismo do babaçu", destaca Limma.

A prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima, ressalta que o festival vem se consolidando como um dos maiores eventos juninos do Nordeste. “Reconhecimento mais que merecido e agora nossa responsabilidade aumenta em organizar festivais cada vez mais lindos ao povo de São João do Arraial e de todo o Piauí. Aproveitamos para agradecer ao deputado Limma pela proposição desta importante lei”, comenta.

A 18ª edição do Festival Cultural dos Cocais será realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, no Espaço Cultural de São João do Arraial, e reunirá tradições da região do território dos Cocais, shows e o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas.

Ascom parlamentar – Edição: Iury Parente

registrado em: