Fábio Novo propõe criação de Rota Turística da Paleontologia

por Katya D'Angelles publicado 20/09/2023 14h40, última modificação 20/09/2023 16h23
Os sítios paleontológicos estão nso municípios de Teresina, Altos, Nazária, Monsenhor Gil, União e José de Freitas

O deputado Fábio Novo (PT) entregou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei de sua autoria para criar a Rota Turística da Paleontologia na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. A matéria foi lida durante a sessão plenária desta quarta-feira (20) da Casa legislativa.

 

O parlamentar argumenta que a proposição “tem por objetivo fundamental impulsionar a economia dos municípios, o trabalho e renda, valorizar o potencial turístico na área da paleontologia, fortalecer a ciência e as pesquisas sobre fósseis e estimular as diversas cadeias produtivas, especialmente da gastronomia, agricultura familiar e do artesanato”.

 

A região que possui os sítios paleontológicos com árvores e animais petrificados inclui os municípios de Teresina, Altos, Nazária, Monsenhor Gil, União e José de Freitas. A ideia do parlamentar é que a integração entre os sítios paleontológicos da Grande Teresina e os sítios arqueológicos da Serra da Capivara fortaleça o turismo no Piauí.

 

EDUCAÇÃO – Ainda na sessão plenária desta quarta-feira foram lidos e aprovados requerimentos tendo a educação como tema.

 

Fábio Novo solicitou que seja realizada sessão solene na Alepi, em outubro deste ano, em alusão aos 178 anos do Liceu Piauiense, hoje denominado Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis. “Liceu Piauiense é destaque entre as instituições públicas de ensino, referendado pelo alto índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 5.2 e altos índices de aprovação de alunos no ensino superior”.

 

Marden Menezes (PP) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informações sobre a reforma e ampliação da escola Professor James Azevedo, localizada em Teresina.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles