Fábio Novo elogia iniciativas sociais e tecnológicas da cidade do Recife

por Katya D'Angelles publicado 14/05/2024 14h20, última modificação 14/05/2024 14h18
Iniciativas como o COMPAZ e o Porto Digital foram exaltadas pelo parlamentar piauiense

O deputado Fábio Novo (PT) utilizou a tribuna durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (14) para comentar sobre sua viagem a Recife, em Pernambuco. Os maiores destaques foram em relação às iniciativas da prefeitura da capital em prol da primeira infância e do uso da tecnologia.

O parlamentar enalteceu os Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), espaços que disponibilizam diversos serviços, como cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes, esportes e outros. O parlamentar explicou que eles foram criados em áreas de vulnerabilidade social e disponibilizam serviços à população, como biblioteca para a primeira infância e possibilitam que as crianças tenham acesso às novas tecnologias.

Outro ponto de destaque da viagem, conforme o deputado, foi conhecer o Porto Digital do Recife, considerado um dos principais parques tecnológicos do país. Ele relatou que também são realizados cursos de curta duração no local, em que em dois anos e meio os estudantes se formam e cerca de 90% conseguem emprego.

Ainda observando as iniciativas tecnológicas, Fábio Novo elogiou o aplicativo Conecta Recife, o qual oferece mais de 120 serviços e informações sobre a capital. O parlamentar piauiense explicou que pelo aplicativo o cidadão consegue, por exemplo, agendar vacinas e consultas e marcar horário para a retirada de medicamentos.

Por fim, Fábio Novo parabenizou o prefeito recifense por apoiar ampliar o número de vagas em creches. “Ele defende um modelo de creche que eu também defendo. É o apoio às creches comunitárias, em que você pega uma iniciativa existente e aporta recursos do município para que aquela iniciativa possa abrir mais vagas”, disse.

Tribunal eleitoral – Fábio Novo comunicou, na sessão plenária, que o Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedente uma ação do ex-governador Silvio Mendes (União Brasil) contra a Assembleia. “Me refiro aqui a uma entrevista que foi concedida aqui nesta Casa, nos corredores desta Casa, quando da adesão da deputada Bárbara do Firmino à nossa pré-campanha à prefeitura de Teresina”, explicou.

Orçamento participativo – O parlamentar também afirmou que o Orçamento Participativo sofreu ataques da oposição e explicou que “não é uma bandeira política do deputado Fábio Novo. Quando foi lançado, nem pré-candidato eu era. Nós estávamos em processo de discussão”.

Recursos – O deputado também discursou no pequeno expediente para destacar a decisão do Governo Federal de suspender a dívida do Rio Grande do Sul por três anos e zerar os juros nesse período. “Isso vai render R$ 11 bilhões de reais durante os 36 meses. Esse recurso será todo investido na reconstrução do estado”, frisou.

Fábio Novo também ressaltou o anúncio da ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, ou Banco do Brics+), de que a instituição vai destinar R$ 5,75 bilhões ao financiamento de obras no Rio Grande do Sul. “Outra boa notícia para nossos irmãos”, disse.

Iury Parente e Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles